Área restrita

FacebookTwitterYoutubeFlickr
Jonas Gonzaga WebMaster

HISTÓRIA

Há quase cem anos, decorridos no dia 4 de julho de 1914, foi criada em Belém a Escola Livre de Odontologia do Pará. Algum tempo mais tarde, em abril de 1920, a instituição passou a denominar-se Faculdade Livre de Odontologia do Pará. Encampada pelo Governo do Estado dezesseis anos depois, passando a ser fiscalizada pelo Governo Federal. O passo mais importante na sua trajetória foi a sua integração à Universidade Federal do Pará como uma de suas sete unidades que a constituíram inicialmente.

Com a reforma implantada em 1961, a Faculdade de Odontologia passou a fazer parte do Centro de Ciências da Saúde (atual Instituto de Ciências da Saúde)  e neste novo sistema desdobrou-se em dois departamentos didático-administrativos e um órgão de coordenação: o Curso de Odontologia.

Não importam alterações terminológicas provocadas por instrumentos legais ou regulamentares. A velha Faculdade vive ainda o nosso ensino superior por meio das centenas de profissionais que formou e da larga contribuição de seus docentes à ciência odontológica. Raras instiuições alcançam quse cem anos com o mesmo vigor que apresenta esta faculdade ou  os órgãos que a substituíram.

Por Clodoaldo Beckman, 2004. Modificado de "Odontlogia 90 anos",