Com o tema “As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Professores e Professoras no Brasil”, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA) realizará, nos dias 29 e 30 de outubro, a quinta edição do “Colóquio da Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais”, no Auditório Paulo Freire, do Instituto de Ciências da Educação (Iced/UFPA). O evento tem o intuito de promover o diálogo, a reflexão e o desenvolvimento de alternativas críticas e propositivas sobre as diretrizes curriculares nacionais e a formação de professores e professoras no Brasil, com base no contexto histórico-político nacional, internacional e das Amazônias.
Nessa perspectiva, o colóquio também busca debater acerca da formação dos professores, especialmente da Amazônia, respeitando as especificidades dos povos originários, tradicionais, do campo, das águas e das florestas, para a construção de uma nova possibilidade de mundo. Desse modo, o encontro é direcionado a estudantes, pesquisadores, profissionais da educação, gestores da educação básica, integrantes de movimentos sociais e coletivos, entre outras categorias educativas que possuam interesse na temática abordada durante a programação do evento.
“Este evento oportunizará debates e reflexões sobre a agenda atual da formação de professores e professoras no Brasil e suas interfaces com o contexto internacional, nacional e local sobre este campo, destacando as principais convergências e divergências que se contrapõem ou se complementam nesse debate, no atual contexto político do modo de produção capitalista. Também se mobiliza para debater e construir alternativas contra-hegemônicas em torno dos territórios das Amazônias, por meio da formação de professores(as), do trabalho docente e de teorias e práticas educacionais críticas que contribuam com a transformação desta sociedade”, realça a professora Conceição Santos, do Instituto de Ciências da Educação (Iced/UFPA).
Inscrição e submissão de trabalhos – As inscrições sem a submissão de trabalhos podem ser feitas pelo formulário eletrônico, até o dia 29 de outubro de 2024, data em que se inicia a programação do evento.
“Nós, como uma universidade pública e um programa de pós-graduação dentro desta, defendemos um projeto de formação humana crítico, emancipador e dialógico que contribua para a transformação desta sociedade, que aponte em suas produções acadêmicas, políticas, na práxis educativa construída nos espaços educativos, a defesa da classe trabalhadora e de um projeto de formação unitário, que coadune com as necessidades da classe que vive do trabalho em todos os territórios das Amazônias. Por isso conclamamos a participação de toda a comunidade acadêmica da UFPA, das redes de ensino de Belém e de todos os municípios do estado do Pará nesse dia”, convida a professora Conceição Santos.
Serviço:
V Colóquio da Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais
Data: de 29 a 30 de outubro de 2024
Credenciamento: das 8h às 9h
Programação: das 9h às 17h (primeiro dia) e das 9h às 16h30 (segundo dia)
Local: Auditório Paulo Freire, localizado no Instituto de Ciências da Educação (Iced/UFPA).