menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Conferência aborda o uso da Inteligência Artificial em favor do desenvolvimento da Amazônia

Maior aproximação entre a universidade, o governo e o setor privado é um dos principais pontos da Conferência “Desafios e oportunidades de TIC na Amazônia: da inclusão digital à bioeconomia” realizada nesta segunda-feira, dia 8 de julho, pelo professor Eduardo Coelho Cerqueira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a 76ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Maior evento científico da América Latina, a RA da SBPC ocorre de 7 a 13 de julho de 2024, no Setor Básico do Campus Guamá da UFPA. 

“Pessoas qualificadas precisam estar em posições estratégicas ou interagindo diretamente com quem está nessas posições. As universidades que estão na Amazônia têm grande capacidade de formar alunos em nível de graduação e de pós-graduação em áreas relacionadas à tecnologia, porém é preciso investir em inovação para que esse recurso humano não saia da região ou do país”, comenta o professor da UFPA. 

Segundo o professor, “a proximidade entre o setor público e o privado, tal como ocorre em países mais desenvolvidos, pode favorecer a evolução de novas tecnologias para criar uma Amazônia mais verde, mais sustentável e mais plural”. A sessão de Cerqueira foi mediada pelo professor José Luiz de Souza Pio, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Inteligência Artificial – Eduardo Cerqueira explica que, de maneira geral, as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) compreendem desde o básico, como acessar a internet, até o desenvolvimento de recursos para obter, processar e gerar informações, tornando-as acessíveis por meio de redes de comunicação. Neste sentido, o uso da inteligência artificial (IA) já não é algo para o futuro, mas sim uma realidade atual. “Precisamos não apenas ser usuárias(os) da IA, mas também saber manipular a ferramenta, ajustar o algoritmo de maneira correta e ética”, afirma.

O professor defende, ainda, o uso do conhecimento em TIC para impulsionar a bioeconomia na Região Amazônica. “Só conseguiremos ter uma Amazônia mais eficiente, do ponto de vista da sustentabilidade econômica e social, se conseguirmos inovar. Isto implica usar as ferramentas TIC, como a IA, para destravar certas questões, a exemplo do crédito de carbono, da logística na Amazônia, da criação de novos fármacos, entre outras”, comenta.

Sobre – A SBPC é uma associação civil, sem fins lucrativos, laica e sem caráter político-partidário, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Com o tema “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo: por um Novo Contrato Social com a Natureza”, a 76ª RA será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, no Setor Básico do Campus Guamá da UFPA. Mais informações pelo site do evento: https://sbpc.ufpa.br/

TEXTO: Thays Braga - Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Alexandre de Moraes

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo