Com o objetivo de capacitar e ampliar a conscientização sobre desigualdades de raça e a valorização da contribuição de pessoas negras e quilombolas na formação da nossa universidade, a Progep irá ofertar a Oficina Enfrentamento ao racismo por ações afirmativas. O evento, que faz parte da Campanha Institucional “Respeito na UFPA e em Todo Lugar”, terá carga horária de 20h e será ministrado no formato presencial, de 9 a 13 de dezembro, das 9h às 12h.
A oficina será conduzida por Isabel Rosa Cabral, coordenadora-adjunta da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social – Adis/UFPA e membro da Comissão de Heteroidentificação para Concursos Público e Processos Seletivos Simplificados da UFPA; e Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA (Adis), que vão abordar os seguintes temas: histórico, definição e classificação do racismo; o racismo na colonização das Américas; as consequências psicossociais do racismo; o Estado e o combate ao racismo; as políticas de ações afirmativas como estratégia de combate ao racismo e à discriminação racial; a questão cor/raça ao longo da formação histórica do Brasi; a representatividade de pessoas negras e a importância para a construção das políticas afirmativas; a autoatribuição identitária de pessoa negra por equívoco ou por dolo.
Ao final do curso, os servidores deverão ser capazes de descrever e caracterizar o processo de racialização da população negra; perceber a variabilidade dos fenótipos na Região Norte e as condições necessárias para a inclusão do fenótipo pardo no grupo de pessoas negras; entender como as políticas de ações afirmativas contribuem no combate ao racismo em sua real condição.
Inscrições – Estão sendo ofertadas 75 vagas. Os(As) servidores(as) interessados(as) em participar devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 5 de dezembro. Para isso, basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone “Capacitação”, escolher a opção “turmas”, consultar “turmas abertas” e escolher o evento. Para a seleção, serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.
Serviço:
Oficina Enfrentamento ao racismo por ações afirmativas
Data: 9 a 13 de dezembro
Inscrições: Pelo SIGRH, até 5 de dezembro.