menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Espaço exclusivo para crianças da primeira infância é destaque na 76ª Reunião Anual da SBPC

A grande festa da ciência, durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Pará (UFPA), terá uma programação exclusiva para as crianças no espaço “Infâncias Mairi na SBPC”. Voltado para crianças da primeira infância, com até 5 anos, o espaço é uma das novidades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 8 a 13 de julho, no Campus Guamá da UFPA.

Para Nilcilene Dias, coordenadora de Educação Infantil da Semec, as crianças também podem ser cientistas. “Buscamos planejar e construir uma proposta que conseguisse acolher esse público da primeira infância, reconhecendo que essas crianças, assim como os cientistas, são também naturalmente curiosas e imaginativas”, defende. 

O espaço lúdico que integra a Programação Oficial da SBPC Jovem é coordenado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém e com a Fundação Escola Bosque (Funbosque).

Atividades – O espaço “Infâncias Mairi” ofertará ao público quatro oficinas: Usina de pigmentos naturais; A transformação da argila; Brinquedos de equilíbrios e ventos e a Química das bolhas de sabão. As atividades ocorrem das 8h às 17h, de segunda-feira (8) a sábado (13).

Nilcilene Dias explica que o desafio diário dos professores da educação infantil é planejar a metodologia de sala de referência de forma que o conhecimento seja construído com as crianças sempre por meio de interações e brincadeiras. “O espaço vai ter, por exemplo, uma oficina com bolha de sabão. Vamos fazer a mediação explicando para elas que existem produtos, elementos químicos que são misturados e ao entrar em contato com o ar, com a temperatura do ambiente, formam aquelas bolhas”.

Além das oficinas, a tenda de 100 metros quadrados terá também espaços interativos e brincadeiras ao ar livre que deverão promover a iniciação científica das crianças e o despertar de consciência sobre o meio ambiente. A coordenadora de Educação Infantil da Semec diz que, para garantir tranquilidade e bem-
-estar para as crianças, as atividades foram divididas em dois ambientes: interno e externo. Dentro da tenda, podem ficar até 40 crianças, à medida que for passando o limite, o público será encaminhado para atividades na área externa.

A programação completa está disponível neste endereço aqui.

Segurança – Para além do público visitante, a organização do espaço mobilizou 40 escolas específicas de educação infantil para participar do evento. “O público de cada escola é composto de 20 crianças acompanhadas de quatro adultos”, afirma Nilcilene

O público visitante deverá preencher uma ficha na entrada do espaço informando o nome da criança e o número do responsável. As crianças das 40 escolas mobilizadas também já vêm identificadas com pulseirinhas contendo o nome da unidade, o nome da criança e o telefone do responsável. Por questão de segurança, as crianças de até 3 anos somente serão autorizadas se acompanhadas por responsável. Para o público de 4 a 5 anos, os pais podem acompanhar as atividades ao lado dos filhos, se assim desejarem.

Na avaliação de Nilcilene Dias, o mais importante do espaço “Infâncias Mairi na SBPC” é que a sociedade reconheça a primeira infância como algo a ser priorizado em todo ou qualquer local e reconheça as crianças como sujeitos de direitos e protagonistas de suas aprendizagens.

“Que essas crianças bem pequenas possam ser aguçadas à iniciação científica para que consigam enxergar o universo de possibilidades muitas vezes além daquilo que é do cotidiano”, defende.

Leia mais:

TEXTO: Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

ARTES: Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Oswaldo Forte

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo