De 17 a 20 de novembro, acontecerá o IV Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (IV EAVAAM). Por conta da pandemia de Covid-19, esta edição do evento será totalmente on-line e o período para a submissão de propostas para os Grupos de Trabalhos (GT), mesas-redondas e oficinas já está aberto. Pesquisadores, estudantes, cineastas e apaixonados por imagens podem se inscrever, basta acessar aqui.
O EAVAAM acontece desde 2014 a cada dois anos e tem como objetivo discutir a temática da antropologia visual, bem como a questão do uso e produção de imagem nas pesquisas, principalmente na área das Ciências Sociais. Este ano, a temática escolhida para a quarta edição do Encontro é “Imagem, Lutas e Resistência”.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem/UFPA), o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA) e do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF), além de laboratórios e associações de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Desafios – Segundo a organização do evento, será um desafio administrar remotamente esta edição on-line, mas a equipe envolvida já começou a se preparar para dominar as tecnologias necessárias para a realização do Encontro.
“É uma realidade totalmente nova. Estamos acostumados a receber e acolher as pessoas de forma presencial, o que costumamos chamar de ‘olho no olho’ com afetos e relações, já estabelecidas ou que são feitas durante o evento, de amizade e respeito. Com esta fase preocupante e triste de pandemia, que esperamos ser o mais breve possível, devemos nos adaptar para realizar nosso evento”, conta a professora Denise Cardoso, do LAANF.
“Um fator positivo deste formato é a possibilidade de participação de mais convidados, pois, sendo um ‘encontro virtual’, as pessoas, em qualquer lugar do mundo, terão mais facilidade em estar conosco”, lembra o professor Alessandro Campos, do Visagem.
Inscrições – O Encontro é voltado para pesquisadores, professores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, cineastas, fotógrafos, entre outros. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento.
Os valores das inscrições variam conforme a data e categoria de inscrição e a modalidade de participação. Estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) tem direito à isenção da taxa. Para conferir os valores e realizar sua inscrição, acesse aqui.
Submissões de propostas – As submissões de propostas para Grupos de Trabalho irão até o dia 17 de julho. Também estão abertas as submissões de propostas para mesas-redondas e para o envio de ensaios fotográficos para o IV Prêmio de Fotografia Arthur Napoleão Figueiredo. Clique neste link para saber mais detalhes do cronograma, com regras e prazos específicos para cada categoria.
Prêmio de Fotografia – Serão premiados dois ensaios fotográficos feitos por professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo deste prêmio é incentivar e divulgar a produção fotográfica realizada em pesquisas. Serão aceitos ensaios fotográficos nacionais e internacionais, desde que tratem de temas de relevância antropológico-sociológica e com qualidades estéticas.
Para concorrer ao prêmio, os interessados devem enviar, até o dia 30 de agosto, o ensaio fotográfico com até 10 fotos e um arquivo de texto com título e apresentação do ensaio e dos autores para o e-mail premioeavaam2020@gmail.com.
Serviço:
IV Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (IV EAVAAM)
Data: 17 a 20 de novembro
Inscrições: no site do evento, com valores variados.
Submissões de propostas: de GT, até o dia 17 de julho. Dos demais, em datas diversas.
Acesse aqui para saber mais sobre o evento.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação