Estudantes da UFPA são premiados na 5º edição do Concurso Audiovisual promovido pela Andifes

Com a temática “Universidades Federais contra a Fome”, a 5ª edição do Concurso de Audiovisual da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) selecionou estudantes de graduação de todo o país que enviaram trabalhos nos critérios estéticos, inovadores e de representação do tema. A Universidade Federal do Pará foi agraciada, entre os três primeiros lugares, com a produção de vídeo dos estudantes do Curso de Comunicação Social Adriano César Silva e Raquel Botelho; e Ana Lúcia Oliveira, do Curso de Multimídia da UFPA. 

O Concurso Audiovisual é uma premiação anual da Andifes, coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), o qual busca incentivar a produção de conteúdo audiovisual como ferramenta para fortalecer as universidades federais. Em sua 5° edição, o concurso teve como objetivo evidenciar as ações das instituições federais alinhadas ao nº 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

O trabalho premiado destacou o Auxílio Taxa Zero, uma ação desenvolvida pela Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA, destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de garantir segurança alimentar a estudantes em situação de vulnerabilidade social. O Auxílio Taxa Zero atende, aproximadamente, a 1.500 discentes isentos do pagamento da taxa do bandejão nos Restaurantes Universitários. 

“Quando soubemos que nossos estudantes estavam entre os primeiros lugares neste importante concurso da Andifes, ficamos muito contentes e orgulhosos pela seleção do vídeo produzido por discentes da nossa instituição e também pelo reconhecimento de um trabalho audiovisual que tratou de um tema fundamental, que é o enfrentamento da fome. O Auxílio Taxa Zero da UFPA contribui para que estudantes em situação de vulnerabilidade possam ter a tranquilidade de estudar bem alimentados e concluírem seus cursos com qualidade de vida”, ressaltou o reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva, ao parabenizar toda a equipe que participou da produção do produto de audiovisual premiado.

De acordo com Raquel Botelho, estudante de Jornalismo da UFPA e integrante da equipe premiada, a temática “Universidades Federais contra a fome” foi incentivadora para a decisão de participar do concurso. “Sabemos que, na  nossa realidade, de uma universidade da Amazônia paraense, é muito presente a dificuldade para se concluir um curso superior, e a alimentação é essencial para os estudos. Além de podermos exercitar a aprendizagem na produção técnica do vídeo, também a pauta sobre a fome no Brasil foi um desafio, por isso escolhemos o Auxílio Taxa Zero da UFPA, para que sirva de exemplo no combate à fome”, apontou a estudante.

Assim como o projeto de audiovisual da UFPA, nesta 5ª edição do Concurso de Audiovisual promovido pela Andifes, foram selecionados trabalhos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), da Universidade Federal do Jataí (UFJ) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). O formato da produção, segundo o regulamento do edital, era livre, com o tempo máximo de dois minutos. 

 “A UFPA é uma instituição muito potente, então, quando ganhamos um prêmio nacional de audiovisual, é uma forma de reafirmar toda a nossa criatividade para o Brasil. Esta conquista não só enriquece a nossa trajetória acadêmica, mas também contribui para divulgar o que a UFPA faz para a inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade”, comemorou Adriano César, discente do curso de Publicidade e Propaganda da UFPA e componente da equipe agraciada no concurso.

Confira as produções premiadas aqui.

TEXTO: Assessoria Saest/UFPA

FOTOS: Assessoria Saest/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo