Será realizada, neste sábado, 17, das 18h às 20h, a Exposição “Acropolis Remix – Monumentalidade Disruptiva”. A exposição é feita com obras de arte em realidade aumentada, que desconstroem e reconstroem visões da Acrópole de Atenas, alterando as formas e os sentidos do monumento, de artistas de todo o mundo. O evento ocorre na Casa das Artes, em Belém.
O evento é uma atividade preparatória para o III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura, é realizado pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção (Poiesis) e recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA), do governo do Pará, da Fundação Cultural do Estado do Pará, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Segundo a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Poiesis, é de extrema importância receber uma exposição internacional no aniversário de dez anos do grupo. “A importância está no fato de a exposição estar voltada para a Antiguidade, objeto de pesquisa do grupo, no entanto trazendo a Acrópole para a nossa realidade, com a releitura de artistas de diversas partes do mundo.”
III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura – Com a temática “Representações do feminino na Antiguidade”, o evento tem como objetivo tratar a questão do papel da mulher na Antiguidade, o modo como eram representadas, observando a padronização de comportamentos. Ocorrerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
Poiesis – O Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPA) e à Faculdade de Filosofia (FAFIL/UFPA). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são de natureza interdisciplinar e centradas na relação envolvendo filosofia, poesia e teatro, matiz que caracteriza a área de Estudos Clássicos. Suas atividades estão presentes em projetos de iniciação científica, de monografias e de mestrado, desenvolvidos na graduação e na pós-graduação.
As pesquisas desenvolvidas no grupo envolvem a abordagem de questões centrais da filosofia de Platão, como a tematização acerca da erótica e da psicologia platônica, do tratamento do belo e da natureza performática dos diálogos, observando como o filósofo faz uso de analogias, de imagens, de máscaras, de metáforas e de mímesis, embora critique a produção mimética, de mitos.
Serviço:
Exposição “Acropolis Remix – Monumentalidade Disruptiva”
Data: 17 de agosto
Hora: das 19h às 20h
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré)
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação