Com o objetivo de promover a divulgação e o amplo acesso da comunidade às pesquisas realizadas na área de Música e seus diversos contextos culturais no Estado do Pará, a exposição “LabEtno de Portas Abertas” será realizada neste domingo, 20 de outubro, no prédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), localizado na Praça da República, em Belém. A entrada é gratuita e a mostra é aberta ao público em geral.
O evento oportuniza a interação da sociedade com os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (LabEtno), de modo a oferecer informação por meio de mecanismos didáticos, lúdicos e interativos, como em um museu de ciências. Além disso, a exposição pretende demonstrar as relações entre música, cultura e sociedade, e suas construções simbólicas e relacionais.
Além da divulgação e popularização da ciência, a mostra tem como meta a aproximação do público com os temas e as questões abordados no LabEtno, que, de alguma forma, se relacionam com a sociedade de maneira geral, pois privilegiam o fazer musical, suas relações sociais e culturais e a diversidade de culturas musicais na região amazônica e no mundo.
O Laboratório de Etnomusicologia é vinculado à Faculdade de Música e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFPA), portanto fazem parte do LabEtno projetos que vão desde monografias de TCC, projetos de Iniciação Científica, a projetos de pós-doutorado, passando por dissertações de mestrado e teses de doutorado. As temáticas, em geral, abordam práticas musicais a partir da perspectiva de seu contexto cultural.
A professora Liliam Barros, do PPGArtes, afirma que, como as pesquisas do Programa de Pós-Graduação geram produtos artísticos e os pesquisadores são músicos, artistas e cientistas, foi idealizado um evento para expor esses trabalhos. “Tivemos a ideia de materializar esses resultados em forma de exposição artístico-científica. A ideia surgiu do desejo de aproximação das nossas pesquisas com a sociedade como um todo, com a utilização de atividades interativas, lúdicas e dinâmicas, para a divulgação científica. A exposição terá um caráter artístico e científico”, explica.
Apresentações – Serão feitas com base em temáticas de caráter histórico e contemporâneo que envolvem práticas musicais amazônicas, distribuídas em formatos distintos, como varal fotográfico; exposição de peças de cerâmica; audiovisual; e uma sessão de cinema denominada de "Cine LabEtno", que vai exibir os resultados audiovisuais das pesquisas. Além disso, haverá apresentações musicais e de painéis, e venda de livros, que são resultados das pesquisas do LabEtno.
Para conferir a lista de trabalhos que serão apresentados, acesse aqui.
Serviço:
Exposição “LabEtno de Portas Abertas”
Data: 20 de outubro
Horário: 9h às 14h
Local: Instituto de Ciências da Arte – ICA/UFPA (Av. Presidente Vargas, s/n, na Praça da República, em Belém)
Evento gratuito e aberto ao público em geral.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação