A Universidade Federal do Pará, por meio do reitor Gilmar Pereira da Silva, transmite seu pesar pelo falecimento do Bispo Emérito do Marajó, Dom José Luiz Azcona.
Dom José Luiz Azcona deixa como legado um trabalho pautado por sua luta em favor da sociedade amazônica, especialmente a marajoara, que se caracterizou pela oferta de denúncias das vulnerabilidades vividas pela população da região marajoara, da devastação e do desrespeito ambientais ocorridos na região, e da pesca predatória que ameaça as espécies e a biodiversidade amazônicas, mobilizando toda a sociedade para os problemas enfrentados na região.
Essa atuação importante em favor da região Amazônica fez com que o Bispo Emérito do Marajó, mediante requerimento protocolado no Conselho Universitário da UFPA pelo professor Ronaldo Rodrigues (UFPA-Breves), fosse condecorado como Doutor Honoris Causa desta Universidade Federal do Pará. Este é o mais alto grau universitário a ser concedido a personalidades que se destacam pela contribuição excepcional em diversas áreas do conhecimento.
Assim, lamentamos essa grande perda para toda a população do Marajó, do Pará e da Amazônia, mas ressaltamos a importância de não se perder essa referência de grande liderança pessoal, corajosa e humanista que marcou a nossa região.
Belém, 20 de novembro de 2024.
Gilmar Pereira da Silva
Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA