As universidades apresentam um ambiente cada vez mais diverso, com a participação de indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, neurodivergentes, pessoas LGBTQIAPN+, jovens e adultos negros e negras, moradores de comunidades ribeirinhas e regiões perífericas em sua comunidade acadêmica. Entretanto é comum que muitos sejam afetados por dificuldades de permanência durante sua formação. Para dialogar com essas e outras situações desafiadoras, no âmbito do planejamento acadêmico, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA) realiza a 3ª edição do Seminário Conexões, que une a comunidade acadêmica para discutir temas que integram a universidade com o cenário local, nacional e internacional.
A edição deste ano terá o tema “Universidade pública e o Brasil do futuro: o planejamento e a gestão na formação intercultural no ensino superior” e será realizada de 3 a 5 de maio, das 8h às 19h, no novo auditório do ICSA, com a realização de conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos em Grupos Temáticos. O objetivo é discutir os caminhos para um plano de gestão que envolva a multiplicidade de culturas e comunidades presentes na universidade, com o desenvolvimento de um planejamento participativo para a definição de metas e estratégias de fortalecimento acadêmico que vão integrar o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU).
“Como uma das mais importantes universidades na Amazônia, a UFPA atende cerca de 50.000 estudantes, mas grande parte dessa população cheia de potencial enfrenta dificuldades para a permanência na universidade ao longo da formação, motivo pelo qual as políticas de assistência estudantil, na forma de auxílios diretos e indiretos, são fundamentais para oferecer condições de mobilidade social e de sucesso a essa diversidade de pessoas. Pensar, dialogar, propor soluções e agir coletivamente é caminho para construirmos a universidade que queremos: pública, democrática, participativa, plural, potente na produção do conhecimento científico, fervilhante em cultura e indispensável ao desenvolvimento da sociedade”, lembra a comissão organizadora do seminário e reafirma o professor Armando Lírio, diretor do ICSA.
A ideia da realização do Seminário Conexões é pensar novas perspectivas pautadas na diversidade e permanência dos pesquisadores e englobar o conceito de uma pedagogia das encruzilhadas, proposta por Luiz Rufino Rodrigues Júnior, para planejar uma educação aberta a diferentes direções e possibilidades.
Submissão de Resumos Expandidos – Cada participante pode submeter até dois resumos expandidos, sendo um na condição de 1º autor e outro na condição de 2º autor, independentemente da modalidade de apresentação. Para a participação, ao menos uma das pessoas responsáveis pelo trabalho deverá efetivar a inscrição no III Seminário Conexões Amazônicas e, no ato do envio, a pessoa responsável deverá informar a modalidade de apresentação do trabalho: comunicação oral ou pôster. As submissões podem ser enviadas, até 14 de abril, para o e-mail seminarioconexoes2023@gmail.com.
Os trabalhos aprovados terão o resumo expandido publicado nos Anais do III Seminário Conexões Amazônicas, e os melhores trabalhos serão recomendados para publicação na Revista Conexões, na forma de artigo.
Serviço:
3ª Edição do Seminário Conexões
Data: 3 a 5 de maio de 2023
Hora: das 8h às 19h
Local: Novo Auditório do ICSA
Inscrições via formulário virtual.
Mais informações no edital.
Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação ICSA