O auditório da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA) foi palco do encontro da Regional Norte para a construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do audiovisual brasileiro. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura nas cinco regiões do país, tem o objetivo de fazer escutas regionais para a construção do novo PDM do segmento para os anos 2025-2034.
O documento representa um planejamento estratégico de longo prazo, no qual estão definidos parâmetros para programas e projetos voltados ao setor audiovisual no Brasil. A expectativa é promover ações cada vez mais articuladas entre diferentes ministérios, esferas de gestão e sociedade civil. A elaboração do plano é uma demanda do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Conselho Superior de Cinema, em conjunto com a Secretaria do Audiovisual (SAV).
Na UFPA, a abertura da reunião contou com a presença do diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, Miguel Santa Brígida; da secretária de Cultura do estado do Pará, Úrsula Vidal; da coordenadora do escritório estadual do MinC no Pará, Telma Saraiva; do diretor da FAV, Luís Adriano; do representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Pedro Cacheado; do representante da sociedade civil, Januário Guedes; e do membro do Conselho Superior de Cinema, Clenilson Farias. A condução do primeiro dia de atividades, em 11 de setembro de 2024, foi de Daniela Fernandes, da SAV, responsável por apresentar a metodologia geral do novo PDM.
O PDM 2011-2020 tinha como meta principal expandir e descentralizar o mercado interno, garantindo o acesso universal aos serviços audiovisuais e posicionando o Brasil como um centro relevante de produção e programação de conteúdos diversificados. Com a pandemia de covid-19, sua vigência foi estendida até 2021. Desde então, o setor audiovisual brasileiro esteve sem um plano diretor, e a elaboração de um novo PDM é agora uma prioridade na nova gestão.
Durante o evento, os participantes puderam contribuir com propostas de objetivos e metas para os eixos de Gestão, regulação e participação social; Desenvolvimento econômico, indústria, trabalho, emprego e renda; Financiamento; Patrimônio, memória e preservação audiovisual; Educação, formação e qualificação; Difusão, distribuição, exibição, infraestrutura e serviços; Produção, coexistência de territórios, telas e modos de fazer; e Internacionalização do audiovisual.Para mais informações e detalhes sobre as atividades do PDM, acesse o site do Ministério da Cultura.