Como iniciativa do Banco Mundial (BM) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe está com chamada pública aberta até o dia 26 de junho. O objetivo é promover experiências regionais inovadoras na formação inicial e continuada para professores. Ao todo serão selecionados 30 projetos. As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto.
Para a OEI, a transformação dos modelos de formação docente é necessária para alcançar os níveis educativos que buscam e merecem os latino-americanos. A qualidade da formação é um fator decisivo para alcançar a melhora na educação. Dessa forma, o programa surge como espaço para compartilhar experiência práticas dos professores com a finalidade de melhorar a aprendizagem dos alunos.
Temáticas – Para o Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente podem ser apresentadas propostas nos seguintes temas: iniciativas para a atração e retenção de bons estudantes; marcos de competências orientadoras da formação; modalidades de formação; desenvolvimento de capacidades do pessoal docente formador; asseguramento da qualidade da formação; e formação de docentes para a atenção da primeira infância.
As propostas devem trazer uma descrição do problema que a iniciativa aborda, uma explicação de porquê a iniciativa é considerada inovadora. É preciso também apresentar um resumo da experiência, contendo o contexto da iniciativa, objetivos, estratégias métodos de avaliação e resultados e efeitos. É necessária, ainda, a carta de aval do Ministério de Educação ou da Instituição com o reconhecimento oficial da realização do projeto, evidência de continuidade e de organização da experiência por pelo menos dois anos.
O envio dos projetos deve ser feito por meio da plataforma disponível no site do programa, com descrição contendo no máximo 5000 caracteres (incluindo espaços) nos idomas espanhol ou inglês.
Resultados – Todas as propostas recebidas serão analisadas pelos avaliadores designados pelo comitê coordenador do programa. No final, serão selecionadas 30 projetos e um membro de cada projeto selecionado vai participar de um workshop para promover o intercâmbio de intervenções inovadoras. Será criado, também, um repositório com guias de cada uma das experiências com base em um formato pré-estabelecido. O objetivo do repositório é servir como base para que essas experiências sejam feitas outras vezes.
Serviço:
Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe
Inscrições: até 26 de junho
As propostas devem ser enviadas pela plataforma no site do programa.
Mais informações no site do programa
Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google