menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Projeto piloto verifica necessidades socioeconômicas, acadêmicas de estudantes do Campus de Abaetetuba

"Campus

Alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Abaetetuba têm um novo aliado para permanecer na Instituição. É que a coordenadoria acadêmica do Campus de Abaetetuba irá acompanhar a saúde, as condições socioeconômicas e as atividades acadêmicas dos mais de 1.800 jovens que têm vinculo com a Instituição. O projeto piloto já acompanha os 50 calouros do curso de Educação do Campo.

O Campus de Abaetetuba espera que um maior acompanhamento evite a evasão dos estudantes. Eles têm “dificuldade de acesso e de se manter na universidade. Outros não se identificam no curso. Alguns vêm de um Ensino Médio deficiente e estranham as disciplinas mais teóricas ou não estão acostumados com a rotina acadêmica. Quando reprovam em três ou quatro disciplinas tendem a ficar retidos e podem desistir”, explica a coordenadora acadêmica do Campus da UFPA em Abaetetuba, Ana Sarges.

A intenção é intervir antes que seja tarde, e o estudante desista do curso.“Vemos indicadores que são como alarmes no sistema, especialmente no SIGAA, e entramos em contato com eles e, se necessário, com os coordenadores do curso para avaliar o que pode ser feito em cada caso”, detalha a servidora da UFPA.

Entre os sinais de alerta incluem reprovações sucessivas, excesso de falta e ausências longas. “Iniciamos com os alunos de Educação do Campo, mas vamos ampliando esse acompanhamento até se estender, esperamos, a todos”, explica a coordenadora acadêmica.

Serviço:
Alunos que precisem podem pedir ajuda e diretamente procurar a coordenadoria acadêmica do Campus de Abaetetuba, localizada no prédio da coordenação.
Informações: anasarges@ufpa.br

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo