Como parte das discussões que antecedem a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30), o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), vai realizar o IV Seminário Conexões Amazônicas. A iniciativa visa reunir pesquisadores da Pan-Amazônia para debater as questões contemporâneas da região e destacar a importância do protagonismo amazônida durante a COP. Os ciclos de palestras ocorrem no auditório do ICSA, Campus Profissional da UFPA, nos dias 18 e 25 de outubro, 22,28 e 29 de novembro e 6, 7 e 13 de dezembro.
Desde sua primeira edição, o Seminário Conexões Amazônicas reúne a comunidade acadêmica para pautar temas sociais com uma abordagem interdisciplinar e multifacetada. Esta edição apresenta o tema Desafios e Perspectivas para a Pan-Amazônia diante da COP-30 e propõe uma abordagem crítica sobre a influência desse encontro na região amazônica. Para isso, serão realizados painéis com especialistas que tratam de questões relevantes relacionadas à conferência.
“Nosso objetivo é desconstruir a narrativa criada por organizações vinculadas ao grande capital ou de governos conservadores. Essas instituições, muitas vezes, se disfarçam sob a pretensão de progresso e sustentabilidade, enquanto, na realidade, buscam formas alternativas de exploração. A intenção é pensar a conferência a partir de uma perspectiva alternativa, examinando detalhadamente suas implicações e desdobramentos. Queremos dar voz às instituições democráticas e ao movimento social em geral”, informa Armando Lírio, diretor-geral do ICSA.
Como participar – As inscrições para participar como ouvinte serão abertas uma semana antes das datas do evento e poderão ser realizadas on-line, por meio do site do evento, ou presencialmente, no local do evento. A organização recebeu a submissão de 21 propostas, cada painel terá duração de 4h, com a participação de quatro integrantes, com painelistas e debatedores. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site do evento.
“A expectativa para os painéis que serão apresentados é que abordem, de forma ativa e impactante, as questões ambientais e sociais que afetam as regiões em foco, promovendo uma abordagem crítica por parte dos participantes. Adicionalmente, espera-se que os painéis gerem um discurso provocador em relação às propostas frequentemente vinculadas à COP 30, que, muitas vezes, são consideradas apenas sob o prisma do desenvolvimento de ‘grandes projetos’”, lembra Ysa Brasil, da Coordenadoria de Informação do ICSA/UFPA.
Serviço:
IV Seminário Diálogo Amazônico
Datas: nos dias 18 e 25 de outubro, 22, 28 e 29 de novembro e 6, 7 e 13 de dezembro
Local: Auditório do ICSA, Campus Profissional, próximo ao Portão 3 da UFPA.
Inscrições via site do evento.
Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação