menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Seminário Consultivo do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas aponta novidades no edital 2025

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), em parceria com a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS), a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (Apyeufpa) e a Associação de Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ), realizou mais uma edição do Seminário Consultivo do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas da UFPA (PSE-IQ). Com edições anuais, o evento tem o objetivo de promover um diálogo aberto para o aperfeiçoamento dos critérios e procedimentos aplicados para o processo seletivo. 

Com foco no fortalecimento das Políticas de Ações Afirmativas já desenvolvidas na UFPA, o seminário consultivo busca proporcionar um momento de diálogo para o aperfeiçoamento do Edital do PSE I/Q, por meio da escuta de estudantes, de representantes da gestão da UFPA e de demais órgãos públicos que desejam dialogar sobre as etapas e os critérios que envolvem todo o processo de seleção do PSE-IQ. 

“Este é um processo de muita aprendizagem para a nossa tarefa de fazer Política Pública, e uma Política Pública inclusiva das mais importantes que a gente tem. Hoje temos uma universidade diversa para que desenvolva este estado para além apenas da ótica econômica”, lembrou o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, durante a sua passagem pela programação.

Fotografia fechada da professora Zélia Amador de Deus. Ela é uma mulher negra, de cabelos pretos que estão trançados e amarrados. A professora veste uma blusa de cor clara com denhos na cor laranja. Ela usa uma echarpe laranja no ombro e segura um microfone.

Além da participação do vice-reitor, o evento contou com a presença de representantes das unidades organizadoras e de representações estudantis, além dos gestores do Centro de Processos Seletivos (Ceps) e do Centro de Indicadores Acadêmicos (CIAC), que são unidades diretamente envolvidas no processo de seleção.

“Este seminário tem um objetivo simples, que é construir o Edital para o PSE- Indígenas e Quilombolas em conjunto. A Universidade nunca construiu sozinha, sempre convidamos indígenas e quilombolas para construirmos juntos e, cada vez mais, a gente vem aperfeiçoando o edital. Hoje, ninguém duvida que essa é uma das grandes Políticas Públicas que a UFPA oferece à sociedade”, ressaltou a diretora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA, Zélia Amador de Deus.

Para que o debate pudesse ser focado nas dúvidas mais recorrentes dos últimos certames, este ano a programação do seminário foi dividida em cinco blocos, com os seguintes temas: Inscrição, Análise de documentos, Redação, Entrevista e Matrícula. Dessa forma, pôde-se ter um debate alongado de cada tema que influencia na construção do edital.

Fotografia da mesa de abertura do Seminário. Na mesa estão presentes cinco mulheres. Ao centro, única mulher em pé, está a professora Loiane Verbicaro, uma mulher branca, de cabelos longos, que veste vestido vermelho. A mesa é decorada por objetos da cultura africana e exibe duas bandeiras. Uma da ADQ, Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA, e uma da APYE, Associação dos Discentes Indígenas da UFPA.

Habilitação – Um dos pontos de debate intenso e importante para o PSE-IQ foi o processo de habilitação ao vínculo institucional, com a definição da antecipação dessas orientações já no edital de inscrição. O processo de habilitação consiste no preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC) e na apresentação da documentação obrigatória para habilitar as(os) estudantes classificadas(os) e convocadas(os) nas chamadas do PSE-IQ. 

Por se tratar de um processo que requer atenção quanto às suas obrigatoriedades, a antecipação das informações no edital de seleção facilita que as(os) inscritas(os) possam adiantar a organização da documentação e, assim, evitar possíveis imprevistos. “O único documento que hoje o candidato não possui é o Certificado do Ensino Médio. Então, aqueles que se inscreverem já podem providenciar os demais documentos, para evitar que, próximo do período de habilitação, tenham algum problema”, aponta Julieta Jatahy, diretora do Centro de Indicadores Acadêmicos (Ciac/UFPA).

Essa antecipação foi comemorada pelos representantes das associações estudantis, visto que ajuda na organização e na disseminação da informação para aqueles que estão em povoados e comunidades mais distantes e com maiores dificuldades de acesso à internet no cotidiano. 

Fotografia registra duas mulheres sentadas atrás de uma mesa. À direita está Josilene Nunes, mulher de pele parda e cabelos pretos lisos na altura no pescoço. Ela usa vestido laranja, um cocar azul e óculos de armação preta. Ela está falando ao microfone. À esquerda está Carlene Printes, uma mulher negra, que usa turbante amarelo, blusa laranja, óculos de armação laranja e possui um lenço bege ao redor do pescoço.

“Este momento é muito importante para nós, porque é quando podemos ver os nossos direitos sendo defendidos e colocados no edital. E essa antecipação dos documentos que o Ciac fez nos ajuda para o esclarecimento da documentação, facilitando a divulgação para as nossas lideranças, para trazermos mais estudantes indígenas para o PSE-IQ. Conseguimos definir um edital com mais esclarecimento e maior entendimento para 2025”, pontua a representante da Associação dos Povos Indígenas Estudantes (APYEUFPA), Josilene Nunes.

Chamadas extras e reoferta – Outra novidade para o Edital do Processo Seletivo Especial de 2025 está na adequação das reofertas de vagas. Adotado desde a seleção de 2023, o sistema de Reoferta de Vagas do PSE Indígenas e Quilombolas busca possibilitar às(aos) candidatas(os) aprovadas(os) no processo seletivo e não classificadas(as) em suas escolhas iniciais optarem por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas. Mas, assim como na primeira chamada, a primeira reoferta também só possibilita que candidatas(os) do mesmo grupo étnico concorram às vagas não preenchidas daquele grupo. 

Agora, para aprimorar o preenchimento dessas vagas e agilizar a entrada das(os) estudantes interessadas(os), já na primeira reoferta haverá a possibilidade de estudantes de grupos étnicos diferentes ocuparem a vaga reofertada do outro grupo, desde que não haja interessadas(os) inscritas(os) do grupo ao qual a vaga estava destinada inicialmente.

Fotografia fechada do professor Doriedson Rodrigues, representante do CEPS/UFPA. O professor tem cabelos grisalhos, usa óculos de armação preta e veste uma camisa social branca. Ele fala ao microfone e gesticula com a mão esquerda.

“Esta é uma novidade muito importante, que busca oportunizar maior agilidade nas chamadas. Depois de ter a primeira chamada e a primeira repescagem, haverá uma primeira reoferta. Nesta primeira reoferta, candidatos indígenas vão concorrer às vagas de candidatos indígenas, e quilombolas vão concorrer às vagas para quilombolas. Assim, quando a vaga do indígena tiver um indígena inscrito, é ele quem será chamado, assim como o quilombola será priorizado para a vaga quilombola. Mas se, de repente, um candidato indígena se inscreveu em uma vaga que originalmente é quilombola e não teve quilombola inscrito para essa vaga, a vaga poderá ser ocupada pelo indígena inscrito”, detalha o diretor do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA), professor Doriedson Rodrigues.

De acordo com o professor, essa novidade é uma demonstração de que a Universidade está sempre aberta para fortalecer os seus processos de inclusão e que todos têm trabalhado coletivamente para que os processamentos sejam cada vez mais rápidos e mais seguros para todos que participam.

Fotografia de Carlene Printes. Carlene é um mulher negra, usa turbante amarelo, blusa laranja, óculos de armação laranja e possui um lenço bege ao redor do pescoço. Ela sorri e fala ao microfone.

“Este espaço é importante pra gente. A gente faz uma força-tarefa para trazer as nossas lideranças e mobilizar os nossos estudantes, porque esses estudantes também têm um papel fundamental, de levar essas informações para a base. Foram dois dias exaustivos de debates, com alguns avanços, mas sem muitas modificações, já que só estamos ajustando e reforçando todas as conquistas que já tivemos nos anos anteriores”, finalizou a  representante da Associação de Discentes Quilombolas da UFPA, Carlene Printes.

Agora, o edital construído vai passar por análise e aprovação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA, em reunião marcada para esta sexta-feira, 23 de agosto, para posterior publicação. A previsão é que as inscrições do PSE-IQ 2025 sejam iniciadas já no próximo mês de setembro.

TEXTO: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Heloísa Torres

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das Desigualdades

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo