A ciência ganha um novo espaço em Ananindeua. Nesta quinta-feira, 3 de outubro, a Universidade Federal do Pará inaugura seu campus próprio no município. O evento está marcado para as 10h e contará com a presença do reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, e da vice-coordenadora e coordenadora em exercício, Luciana Pereira Gonzalez Ferreira.
A área de implantação do Campus de Ananindeua (Canan) é de 101.430,402 m2 e está inserida no cruzamento da avenida Independência com a estrada do Icuí, no bairro Icuí-Guajará. O novo espaço vai atender às atividades teóricas da gama diversificada de cursos oferecidos pelo campus, incluindo os de Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia, além das Licenciaturas em Física, Química, História, Geografia e cursos de ensino a distância promovidos pela UAB/Nitae². As turmas de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGCEM), Ensino de Geografia (Profgeo) e Ensino de História (Profhistória) também migrarão para o campus.
A construção é uma demanda antiga da comunidade. O aporte de recursos contou com o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), atendendo a pedido formulado ao seu Conselho Diretor pela Reitoria da UFPA. O prédio inclui 14 salas de aula, 02 salas para atendimento administrativo, auditório e biblioteca.
A criação do Canan está relacionada às ações de pactuação entre o Ministério da Educação e a UFPA, por intermédio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Em cerimônia realizada em 12 de abril de 2012, na Granja do Icuí-Guajará, o governo do Pará fez a doação do espaço, que abrigou a residência oficial dos governadores do estado até 2006, à Prefeitura de Ananindeua, que, posteriormente, doou para a UFPA.
O Canan iniciou suas atividades oficialmente pela Resolução nº 717, de 12 de agosto de 2013.