O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará vai receber, no dia 23 de fevereiro, a II Olimpíada Paraense de Neurociência (II OPNeuro). A OPNeuro é um evento voltado para estudantes do Ensino Médio, o qual aborda disciplinas de estudo do cérebro. Além da edição local, a Olimpíada possui, ainda, edições Nacional e Internacional. O vencedor da edição paraense terá a oportunidade de representar o Estado na competição nacional.
A Olimpíada consiste na realização de uma prova teórica e uma prática. A ideia, segundo o presidente da LANeC, Mateus dos Santos Silva, é que os estudantes entrem em contato com a Neurociência e disciplinas ligadas à área, de forma que desperte neles o desejo de pesquisar mais sobre o assunto. “Eventos voltados para o Ensino Básico são importantes por aproximarem a academia científica da comunidade externa. Ao entrar em contato com a universidade, os estudantes podem ampliar a visão de mundo e estar mais preparados para decisões futuras, como escolha de carreira que vão seguir futuramente”.
OPNeuro – A realização é voltada para estudantes entre 14 e 19 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Básico, mas não estejam matriculados em uma Instituição de Nível Superior. “Além da Olimpíada, a LANeC promove um curso preparatório na área. O curso ocorre no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e é voltado para os estudantes do Ensino Médio que possuem interesse em participar da Olimpíada. Ao longo de duas semanas, esses alunos serão preparados para raciocinar sobre tópicos que envolvem o cérebro”, explica Mateus Silva.
O evento é organizado pelos discentes Mateus dos Santos Silva, Sávio Bastos, Luana Carvalho, Nadyme Assad e Mayara Arthur, os quais integram a Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANeC).
Olimpíada Nacional – A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é uma iniciativa do professor Alfred Sholl-Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e está vinculada à Olimpíada Internacional de Neurociências. O evento, que terá sua sétima edição em 2019, busca difundir os estudos sobre o cérebro no País, por meio de Comitês Locais, sempre com o objetivo de estimular o aprendizado de Neurociências, assim como o de despertar vocações por todo o Brasil.
Serviço:
II Olimpíada Paraense de Neurociências
Data: 23 de fevereiro
Local: Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA)
Mais informações facebook da LANeC
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação