Ocorre, até o dia 2 de outubro, na Universidade Rural da Amazônia de Paragominas (UFRA) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a primeira oficina de Bioinformática e Biotecnologias, organizada pelos projetos de extensão "Capacitação em Bioinformática no Interior do Pará" (UFPA) e “Oficinas de Aperfeiçoamento em Computação” (UFRA). Com o tema a Bioinformática, Biotecnologia e Agronegócio, o evento visa divulgar a Bioinformática para o público universitário e para a comunidade da região de Paragominas, através das oficinas de aperfeiçoamento, que consistem na formação continuada, bem como na atualização de estudantes da universidade.
A ação se dá por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) – Amazônia, o qual reúne os programas de pós-graduação em Biotecnologia da UFRA, de Ciência da Computação da UFPA e de Bioinformática da UFMG.
Na ativa desde o início do ano, o projeto consiste na organização de eventos de Bioinformática aplicados a temas das Ciências Biológicas e Biotecnologia em municípios do interior do Pará. De acordo com o coordenador, Rommel Ramos, a área de Bioinformática ainda é carente no sentido de profissionais qualificados para atuarem em projetos de pesquisa no estado do Pará, Brasil e/ou no mundo. Apesar da diversidade amazônica e de termos vários estudos realizados por grupos das universidades, pouco se utiliza da Bioinformática para apoiar suas pesquisas.
“A ‘capacitação em Bioinformática no Interior do Pará’ gera o esforço para a divulgação e capacitação em tecnologias e métodos utilizados para a manipulação de dados biológicos, considerando o escasso número de pesquisadores e estudantes preparados para atuar nesta linha, mesmo com a grande diversidade de grupos de pesquisa atuando em linhas biológicas e agrárias que pode utilizar a Bioinformática para favorecer o andamento dos projetos”, expõe Rommel Ramos.
Por esse motivo, Paragominas foi uma das cidades a serem escolhidas para ação do projeto de extensão, já que a cidade contribui para a grande presença do agronegócio, e, ao mesmo tempo, o município carrega o selo verde por suas ações de preservação do meio ambiente, o qual junto com a Universidade Rural da Amazônia (UFRA), atua em grandes projetos que também necessitam de suporte de Bioinformática.
Programação e Inscrições – Abertos a todos os públicos, o projeto realizará uma série contínua e programada de oficinas de aperfeiçoamento nos próximos meses, abordando temas importantes da Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Biotecnologia, sempre de forma participativa, teórica e prática, visando o crescimento do público alvo, que consiste basicamente de alunos de cursos de graduação em Computação, Ciências Biológicas e afins.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site.
Serviços:
Projeto de extensão "Capacitação em Bioinformática no Interior do Pará" faz parte da primeira Oficina de Bioinformática e Biotecnologia.
Data: até o dia 2 de outubro
Local: UFPA, campus Paragominas
Inscrições: Gratuitas. Podem ser feitas aqui.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação