6° Seminário Circuito de Leitura vai abordar as narrativas amazônicas no processo formativo de leitores

Está aberto o prazo para a submissão de trabalhos ao 6° Seminário Circuito de Leitura, que será organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA). Sob o tema “Mediação de Leitura e Contação de Histórias: a Transversalidade Narrativa Amazônica no Processo Formativo de Leitores no Educação Básica”, o evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de fevereiro. As submissões de trabalho podem ser feitas até o dia 31 de dezembro aqui.

Com o objetivo de promover reflexões interdisciplinares e práticas que integrem leitura, oralidade e escrita, valorizando a riqueza dos saberes amazônicos e fortalecendo a formação de leitores em diversos contextos sociais, como escolas, bibliotecas, comunidades populares e hospitais, o evento é aberto para estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de áreas afins e interessados em práticas de mediação de leituras e contação de histórias.

A escolha do tema “Mediação de Leitura e Contação de Histórias: a Transversalidade Narrativa Amazônica no Processo Formativo de Leitores na Educação Básica” reflete a valorização das narrativas amazônicas no processo formativo de leitores, promovendo práticas inclusivas de mediação de leitura e contação de histórias que dialogam com as culturas locais e os desafios da educação básica na região. 

“Inspirado na visão de Paulo Freire sobre a leitura como ferramenta de transformação social, o evento busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, conectando saberes tradicionais e acadêmicos para enfrentar as desigualdades e ampliar o acesso ao direito de ler, especialmente em comunidades populares e tradicionais”, explica Salatiel Sousa, bolsista do PET Conexões de Saberes.

Salatiel diz que “promover o compartilhamento de conhecimento é fundamental para democratizar o acesso à informação, fortalecer redes de aprendizado e contribuir para a construção de soluções coletivas diante dos desafios sociais, culturais e educacionais”. E que “esse intercâmbio enriquece o diálogo entre diferentes saberes, valoriza as especificidades locais, como os saberes amazônicos, e potencializa o impacto das ações educativas. Além disso, fomenta o empoderamento de comunidades, promove a inclusão e fortalece a formação crítica dos participantes, essencial para a transformação social e o desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas”.

A programação contará com conferências, mesas-redondas e palestras com especialistas, além de apresentação de comunicações orais e pôsteres, oficinas práticas e publicação de trabalhos em resumos expandidos e artigos. Já foi confirmada a participação de alguns professores da educação básica convidados.

Como participar – As submissões de trabalhos abertas são para as modalidades de resumo e artigo, nas áreas temáticas de Formação Docente e as Interfaces com a Literatura, Escrita e Oralidade; Literatura, Resistência e Identidade Negra; e Práticas de Incentivo à Leitura nas Comunidade Populares/Tradicionais. Podem submeter trabalhos professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, bibliotecários, educadores sociais/populares, contadores de história, movimentos sociais e demais interessados pelo tema.

Para se inscrever, basta acessar o site do evento, preencher com nome completo e e-mail. Em casos de submissão de trabalho, deve-se acessar a aba de submissões, entrar com o login da plataforma, inserir os dados, ler atentamente as regras de submissão, escolher a área temática e o tipo de trabalho e clicar no botão de submissão. No próprio site, são disponibilizados modelos de artigo e relato para submissão e de slide para apresentação.

TEXTO: Vinicius Gonçalves – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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