A UFPA possui diversos programas institucionais e participa de programas externos de apoio e fomento à internacionalização, incluindo a mobilidade acadêmica (in e out). Conheça as principais iniciativas:
Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI)
O programa tem o objetivo de oferecer recursos para a realização de reuniões entre pesquisadoras(es) da UFPA e grupos de pesquisa de instituições estrangeiras, para a elaboração de projetos em cooperação internacional. O auxílio financeiro concedido é destinado a despesas de passagens e diárias de pesquisadoras(es) visitantes, que se deslocam aos campi da UFPA, ou de pesquisadoras(es) da UFPA que viajarão em missões de curto prazo para reuniões de pesquisa com grupos em outros países. Os recursos são disponibilizados por meio de edital anual.
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
O programa oferece a estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. É administrado pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades em todo o país, incluindo a UFPA.
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)
Semelhante ao PEC-G, nesta versão o programa oferece bolsas de estudo para estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para formação em cursos de pós-graduação strictu sensu em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, incluindo a UFPA.
Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (PROAfri)
O programa oferece pós-graduação stricto sensu para docentes de educação superior de universidades de Moçambique, mediante a concessão de bolsas acadêmicas ofertadas por instituições brasileiras associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), para cursos de mestrado e doutorado devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação do Brasil. Trata-se de uma iniciativa do GCUB em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e da Embaixada do Brasil em Maputo.
Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob)
O objetivo do programa é selecionar estudantes estrangeiros interessados em cursar Mestrado ou Doutorado oferecidos pelas universidades associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), disponibilizado a estudantes dos cinco continentes, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países. É uma iniciativa do GCUB com o apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Comissão Nacional da UNESCO para o Brasil, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF).
Programa Mobilidade AULP
Promovido pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), o programa direciona-se ao intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM).
Programas de Mobilidade Eramus Mundus e Erasmus+
Os programas são iniciativas de cooperação e de mobilidade, na área do ensino superior, financiadas pela União Europeia (EU). Visam reforçar a qualidade e a capacidade de competição e de cooperação internacional das universidades europeias, bem como promover a compreensão intercultural, mediante a cooperação com países de outros continentes. A nova versão deste programa de mobilidade chama-se Erasmus+ e inclui iniciativas relacionadas com a educação, a formação, a juventude e, pela primeira vez, com o esporte.
Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL)
O Programa promove o intercâmbio de estudantes entre instituições associadas à Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), da Colômbia, e as instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do Brasil. Tem como principal objetivo promover a cooperação acadêmica entre o Brasil e a Colômbia. Trata-se, portanto, de um Programa de Mobilidade bilateral, o qual consiste na mobilidade de estudantes brasileiros e colombianos de cursos de graduação, de qualquer área de conhecimento, por um semestre acadêmico.
Programa CAPES/BRAFITEC
O programa destina-se exclusivamente à modalidade graduação-sanduíche com a concessão de bolsas para graduandos em todas as especialidades de Engenharia e prevê a mobilidade bilateral também para docentes das equipes do Brasil e da França. O BRAFITEC objetiva fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Possui edições anuais para seleção de propostas, lançadas por editais CAPES/BRAFITEC.
Programa CAPES/BRAFAGRI
O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação. Visa fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Possui edições anuais para seleção de propostas, lançadas por editais CAPES/BRAFAGRI.
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
Programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras mais bem qualificadas no sistema de avaliação da CAPES. As bolsas são destinadas às(aos) estudantes brasileiras(os) regularmente matriculadas(os) nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior. A concessão da bolsa tem duração de quatro a seis meses.
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)
Programa institucional do CNPq com o objetivo de incentivar pesquisas de outros níveis de conhecimentos que não estão consolidados no Brasil, assim como complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no País, buscando a formação de docentes e pesquisadores de alto nível para sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa. A concessão da bolsa tem duração de três a doze meses.
Programa de Doutorado Sanduíche nos EUA – Fulbright
A Fulbright faz parte de prestigiada rede de ensino superior e pesquisa do mundo. Oferece uma variedade de bolsas e programas para atender às necessidades de formação de estudantes e pesquisadores brasileiros em estreita coordenação com os governos do Brasil e EUA. Uma das modalidades oferecidas é o doutorado sanduiche, com duração de nove meses.
Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (PUMA)
O programa destina-se aos alunos de graduação (de todas as áreas de conhecimento), regularmente matriculados nas universidades participantes, membros da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) na América Latina. As(Os) estudantes podem escolher o período de mobilidade entre 90 a 180 dias.