A UFPA possui diversos programas institucionais de incentivo à iniciação científica e tecnológica. Conheça as principais iniciativas:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibic/Pibiti
Principal programa de incentivo à iniciação científica da UFPA, o Pibic tem por objetivo apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na UFPA, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandas(os) sob orientação de docentes e técnicas(os), coordenadoras(es) de projetos de pesquisa registrados na instituição, voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico e a processos de inovação. Compreende os subprogramas Pibic/UFPA, Pibic/UFPA Campi do Interior, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq e Pibiti/CNPq. A oferta de cotas de bolsas é aberta anualmente, por meio de edital.
Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica – Pivic
O Pivic tem por finalidade apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na UFPA, por meio do incentivo a graduandas(os) para a realização de pesquisa voluntária de Iniciação Científica e Tecnológica, sob orientação de docentes e técnicas(os), coordenadoras(es) ou participantes de projetos de pesquisa registrados na instituição. O cadastro de bolsistas voluntárias(os) é realizado em fluxo contínuo, a partir de calendário mensal.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio – Pibic–EM
O Pibic-EM tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional de escolas públicas do estado do Pará. As(Os) bolsistas são orientadas(os) por docentes e técnicas(os), coordenadoras(es) ou participantes de projetos de pesquisa registrados na instituição, para o desenvolvimento de atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e a processos de inovação. A oferta de cotas de bolsas é aberta anualmente, por meio de edital.
Programa Estágio Pibic de Verão – Pibic–Verão
O programa seleciona propostas para a realização do Estágio Pibic de Verão (EPV) por graduandas(os) da UFPA participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O estágio tem por objetivo propiciar o aprimoramento das(os) discentes em pesquisa, em unidades acadêmicas de excelência, vinculadas a instituições de pesquisa e de ensino superior situadas em outros estados brasileiros. O estágio é realizado sob supervisão de pesquisadora(r) experiente e produtiva(o) na área de formação da(o) estudante, ou em área afim, indicada(o) por sua(seu) orientadora(r) na UFPA. O apoio compreende ajuda de custo para a aquisição de passagens e para a estadia no período de duração do estágio (trinta dias). A seleção é feita anualmente por meio de edital.
Programa Ciência e Arte “Povos da Amazônia” – Capam
A iniciativa é fruto de uma parceria da UFPA com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Banco Santander para promover e financiar intercâmbio científico e cultural de estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhas(os) ou integrantes de comunidades extrativistas. O programa seleciona estudantes desses grupos sociais matriculadas(os) na UFPA para realizar período de estágio em laboratórios de pesquisa da Unicamp. A seleção é feita por edital anual.
Prêmio Horacio Schneider – Destaque na Iniciação Científica da UFPA
O prêmio tem como objetivo estimular a produção científica de graduandas(os) da UFPA bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). As(Os) contempladas(os) recebem menção honrosa e certificados durante o Seminário de Iniciação Científica da UFPA, evento anual.