Os rankings acadêmicos são instrumentos úteis para a sociedade reconhecer aspectos que se destacam na trajetória das universidades ao compará-las entre si. No entanto, é necessário saber o propósito de cada ranking, suas métricas, compreender as metodologias e quem são as entidades responsáveis. As classificações podem ajudar no conhecimento sobre a instituição, porém também possuem limites quando comparam contextos socioeconômicos muito heterogêneos e, muitas vezes, assimétricos.
Idealmente, as métricas comparativas das universidades devem estar articuladas com as diversidades, visão e missão das instituições. Tais diversidades e propósitos, na UFPA, se relacionam ao contexto social e histórico da educação e da ciência na Amazônia, ressignificado pela necessária política de envolvimento dos povos tradicionais e seus sistemas de saberes socioecológicos.
A classificação nos rankings também pode impactar na decisão de estudantes na busca por universidades que valorizam a diversidade e a excelência. E podem auxiliar a gestão universitária por meio da indicação de métricas estratégicas para a readequação de metas institucionais.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi fundada em 1957 e é uma instituição de grande porte (+50mil estudantes), com atuação multicampi e está distribuída geograficamente em 12 municípios no Pará. Apesar das performances qualificadas nos rankings, ainda demanda, historicamente, incremento orçamentário. Desta forma, a parametrização de diversos rankings pelo porte e financiamento institucionais, tornam um desafio a interpretação dos resultados no contexto comparativo. Os rankings ainda têm o desafio de ponderar o contexto social no qual as universidades estão inseridas.
A UFPA iniciou sua participação ativa nos rankings acadêmicos em 2018. A instituição vem ampliando a participação nos rankings desde 2021, com a implantação do Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais, sob coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), conforme Portaria n. 3204/2021 – Reitoria da UFPA. O Comitê de Métricas da UFPA tem a expectativa de que a universidade possa futuramente integrar dados para avaliação e priorizar um sistema de dados acadêmicos interoperáveis.
A partir da qualificação dos dados que vem sendo submetidos aos rankings acadêmicos, as classificações têm reconhecido o alto impacto social da UFPA na Amazônia e suas políticas públicas de inclusão, de ações afirmativas e de valorização da sociobiodiversidade.
Conheça os rankings nacionais e internacionais nos quais a UFPA tem performado nos últimos anos.
QS World University Rankings
Posição da UFPA em 2024: 1.401+
IES participantes: 1.500
QS World University Rankings – Latin American
Posição da UFPA em 2024: 121ª (99ª na América do Sul; 73ª no Cone Sul)
IES participantes: 430
Times Higher Education World University Rankings
Posição da UFPA em 2024: 1.501+ (28ª melhor universidade brasileira)
IES participantes: 1.799
Times Higher Education World University Rankings – Latin America
Posição da UFPA em 2023: 71ª
IES participantes: 197
Times Higher Education Impact Rankings
Posição da UFPA em 2023: 301-400 (5ª melhor universidade brasileira)
IES participantes: 1.591
CWUR World University Rankings
Posição da UFPA em 2023: 1.206ª (29ª entre as brasileiras, 1.154ª em Pesquisa)
IES participantes: 20.531
Scimago Institutions Rankings
Posição da UFPA em 2023: 4.377ª (69ª entre as brasileiras)
IES participantes: 8.433
Ranking Web of Universities
Posição da UFPA em 2023: 913ª (16ª entre as brasileiras)
IES participantes: 1.264
Ranking Universitário Folha
Posição da UFPA em 2023: 29ª (6ª em Inovação)
IES participantes: 203