UFPA: Territórios de Acolhimento e Integração

“Não à homofobia, ao racismo, à misoginia, ao capacitismo e a qualquer forma de violência e discriminação”. Esta é a mensagem central do Programa UFPA Territórios de Acolhimento e Integração que visa cultivar, no ambiente acadêmico, o acolhimento, o pertencimento e a valorização da diversidade de pessoas em suas singularidades culturais, econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência.

Com a iniciativa, o objetivo é fortalecer a articulação entre os diferentes setores da Universidade, em prol de ações que qualifiquem e ampliem as possibilidades de experiências formativas com base nas especificidades dos sujeitos, estimulando práticas de ensino, de pesquisa e de extensão que entrelacem a excelência acadêmica com o acolhimento e o respeito aos direitos humanos.

Para concepção, implementação e acompanhamento do programa, a Administração Superior designou uma comissão, composta por gestores, professores, técnicos e estudantes, a qual já iniciou os trabalhos de divulgação do programa e o convite às unidades para consolidação de ações a serem desenvolvidas. Atualmente, 93 ações diretamente ligadas ao programa estão implementadas na UFPA. Proposições de novas ações são recebidas pela comissão em fluxo contínuo.

No site do programa, além da visualização das propostas já em curso, os membros da Universidade –  acadêmicas(os), servidoras(es) técnico-administrativas(os) e docentes – também podem submeter novas propostas de ações de acolhimento e integração. Antes da publicação, as proposições são avaliadas pela comissão instituída.

São aceitas propostas de ações em torno de cinco eixos: 1) Acolhimento, integração, inclusão e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA; 2) Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica; 3) Inovação educativa, valorizadora de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras; 4) Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais; 5) Comunicação institucional de campanhas informativas de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento à UFPA.

Acesse o site do programa