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TAMANHO DA FONTE

Inovação e Qualidade do Ensino

A UFPA possui diversos programas institucionais e participa de programas nacionais voltados à inovação e qualidade do ensino de graduação. Confira as principais iniciativas:

Programa de Educação Tutorial (PET)

O PET é um dos mais antigos e longevos programas da política educacional brasileira e sua primeira versão entrou em vigor em 1979. Desde então, vem contribuindo com a formação integral de importante parcela dos estudantes de graduação do país. A base do programa são grupos de trabalho situados em instituições de ensino superior (IES), lideradas por um docente experiente e que realiza atividades acadêmicas extracurriculares diversificadas com estudantes de um ou mais cursos de graduação. Para fazer parte de um grupo, a(o) estudante precisa ter desempenho acadêmico de destaque em qualquer área do conhecimento. O financiamento é feito por meio da concessão de bolsas às(aos) discentes e à(ao) tutora(r) do grupo. Atualmente a UFPA conta com 14 grupos PET em diversas áreas do conhecimento.

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Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

O programa é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira, por meio da inserção de discentes de licenciaturas no cotidiano das escolas públicas. Na UFPA, são lançados editais institucionais anuais para concessão de bolsas e são realizados seminários para apresentação e avaliação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.

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Programa de Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD)

Programa institucional destinado com diversas iniciativas voltadas à qualificação do Ensino de Graduação. É composto pelos seguintes subprogramas:

Subprogramas Monitoria e Monitoria Voluntária

Esses subprogramas têm o objetivo de consolidar ações de qualificação do ensino de graduação a partir do estímulo à participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas regulares, sob orientação de docentes da UFPA. Por meio de editais, são realizadas seleções de projetos para concessão de bolsas de monitoria aos discentes de graduação da UFPA.

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Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (LABINFRA)

O LABINFRA é uma importante política institucional de qualificação de espaços físicos, como laboratórios e espaços de atividades práticas regulares. Por meio de editais, o subprograma destina recursos de capital e custeio para Unidades Acadêmicas da UFPA para aquisição e instalação de material permanente, reformas em geral, insumos e bolsas estudantis para auxílio laboratorial, em continuidade ao processo de reestruturação da infraestrutura laboratorial e demais espaços de atividades práticas voltadas para o ensino dos diversos cursos de graduação e da educação básica, técnica e tecnológica da UFPA, com vistas à qualificação do ensino.

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Tutoria Discente

O programa adota o modelo de tutoria por pares, em que uma(um) estudante de nível mais avançado no curso, com um bom desempenho acadêmico, ocupa o papel de tutora(r), fornecendo apoio às(aos) discentes na graduação. Além do apoio acadêmico, a(o) tutora(r) também atua na orientação sobre eventos, oportunidades e informações sobre as rotinas e os procedimentos institucionais que possam ajudar no percurso acadêmico das(os) estudantes atendidas(os) pelo programa. A iniciativa auxilia nas ações de acompanhamento do percurso acadêmico das(os) discentes da graduação, para que possam concluir seus cursos no tempo e nas condições mais adequadas possíveis, de modo a melhorar os indicadores da qualidade do ensino da graduação, com impactos na redução da retenção e da evasão estudantil e, consequentemente, aumento da taxa de sucesso.

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Programa de Residência Pedagógica (PRP)

O programa é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professoras(es) da educação básica nos cursos de licenciatura. Na UFPA, o programa teve sua primeira versão desenvolvida de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, com ações e estratégias que envolveram docentes e discentes dos cursos de graduação e das escolas de educação básica das redes públicas estadual e municipais.

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Programa de Formação Continuada (PFC)

O programa é implementado desde 2013 com o objetivo de promover a formação/atualização das(os) docentes, visando o melhor desempenho das práticas no exercício da docência e na gestão acadêmica da graduação. São ofertados cursos e oficinas para a inclusão de novas ações de capacitação e formações pedagógicas, uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e de métodos e procedimentos didáticos aplicados às novas realidades do ensino na contemporaneidade.

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Programa de Acompanhamento Institucional de Cursos de Graduação (PGRAD-Acompanhamento)

O programa foi implementado em 2018 com o objetivo de promover a avaliação, o planejamento e o monitoramento dos cursos de graduação, com suporte de consultores externos, para elevar a qualidade do ensino de graduação na UFPA.

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Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) estabeleceu, em 2011, este programa, na forma de convênio, para que estudantes das Universidades Federais possam realizar a experiência enriquecedora de estudar atividades curriculares do seu curso em outra instituição. A UFPA, como signatária deste convênio, disponibiliza por meio de editais, a oportunidade de suas(seus) estudantes pleitearem a mobilidade nacional por um ou até dois semestres, como também recebe estudantes de outras instituições que querem vir estudar em um dos 12 campi da UFPA.

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