Evento encerra com entrega da Carta de Belém

Em torno de 120 pesquisadores que compõem 22 redes de pesquisa que atuam de forma integrada entre Brasil e instituições parceiras no exterior apresentaram hoje, 26 de setembro, a Carta de Belém. O documento sintetiza as contribuições da ciência amazônica envolvendo 18 centros de pesquisa, entre universidades, institutos de desenvolvimento sustentável, estudos geoambientais e de inovação, além da Universidade de Bristol, na Inglaterra. O texto foi resultado  do encontro Conexões Amazônicas: Ciência e Rede para a COP 30, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), com propostas colaborativas iniciadas no dia 22 de setembro, e encerraram hoje, com a entrega da carta.

Na ocasião, o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, destacou a importância das redes colaborativas entre estados da Amazônia Legal, ressaltando o potencial transformador da troca de saberes entre regiões como Maranhão e Mato Grosso. “A verdadeira compreensão da Amazônia vai além da teoria e se constrói com base na vivência local, reconhecendo a autoridade daqueles que vivem e experienciam os desafios da região diariamente”, acentuou.

O reitor defendeu que o conhecimento científico precisa incorporar as realidades dos povos tradicionais e das comunidades ribeirinhas e afirmou que a produção de documentos como a Carta de Belém, discutida no evento, representa um legado duradouro, mais valioso que obras físicas. “A democratização da ciência e o acesso das camadas populares às universidades são um passo fundamental para construir um Brasil mais justo e uma Amazônia mais representada”, pontuou. Ao encerrar, o reitor reforçou a importância do comprometimento coletivo e do orgulho em incluir todos os povos na construção do conhecimento científico nacional.

Leandro Juen, professor da UFPA e coordenador do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), destacou o papel fundamental das mais de 125 unidades de conservação e dos territórios indígenas como barreiras contra a devastação. Além da biodiversidade, Juen chamou atenção para a rica “sociodiversidade” da Amazônia, que abriga cerca de 40 milhões de pessoas e mais de 300 etnias. Apesar de seu enorme potencial, inclusive na área alimentícia, o conhecimento científico sobre a floresta ainda é limitado, já que cerca de 45% do território amazônico permanece sem dados básicos sobre biodiversidade. A região sofre com impactos de atividades como pecuária, mineração, urbanização e geração de energia.

Nesse cenário, apontou, as universidades amazônicas vêm assumindo papel estratégico. Segundo o pesquisador, as instituições federais da região, com mais de 13 mil docentes e 200 mil estudantes, têm liderado a produção científica local, algo impensável há 15 anos. Elas atuam fortemente junto aos povos originários e às comunidades tradicionais, promovendo inclusão, empoderamento e formação voltada para o desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades socioambientais.

Quem assina a Carta de Belém

Redes: PELD-AmOr; PPBio-AmOr; INCT-SinBiAm;  CAPACREAM; CISAM – Centro Integrado da Sociobiodiversidade da Amazônia; Flora AmOr; INPA; IARAA; CIECZ;  PPBIO AmAr;  PPBIO AmOC; PPBIO AmOr – Rede Resiliência; PELD POPA; PELD ECOA; PELD FORR;  PELD MIAG; PELD Impactos Antrópicos no Ecossistema de Floresta Tropical; INCT CENBAM; IAMER; COSQUI; NUSAMAZONIA; AMAZONICIDADES; 

Instituições signatárias: UFPA; UNIFAP; University of Bristol; UNIFESPA; UFAC; UFMT; UFAM; UFMA; UEMA; Bionorte – Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal; UFRA; UFRR; UNIR; UFOPA; UFTM; UFT; IFMA; Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; IBCAM – Instituto de Biodiversidade e Conservação da Amazônia; QuipoTech; CEACAM – Centro Avançado de Apoio Educativo à Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Cultura Alimentar na Amazônia – UFOPA; CATEGORIA – Centro de Agricultura, Tecnologias, Estudos Geoambientais Observacionais e Referência em Inovação da Amazônia – UFOPA.

TEXTO: Ana Teresa Brasil - Ascom Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30

FOTOS: Ascom Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30

Relação com os ODS da ONU:

ODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na ÁguaODS 15 - Vida Terrestre

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo