O aprendizado sobre planejamento e organização financeira tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das escolas, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Com base nessa realidade, a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef) se caracteriza como uma iniciativa que busca estimular o interesse e fortalecer a compreensão dos estudantes sobre o tema. Na última terça-feira, 9, os participantes do estado foram contemplados com medalhas de participação na 7ª edição da Obef. A cerimônia ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O projeto é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com Instituições de Ensino Superior de todo o país. Na Região Metropolitana de Belém, a olimpíada é coordenada pelo professor Evaldo Silva, diretor da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon/UFPA). Nesta edição, foram inscritos 8.200 alunos, vinculados a 25 escolas do estado. Ao final da competição, 82 estudantes foram medalhistas na etapa regional e 8, na etapa nacional.

“A gente estimula o estudo da educação financeira porque acreditamos que é uma parte importante da nossa vida. Quando você lida com dinheiro e não tem um conhecimento mínimo sobre isso, acaba tendo muito desperdício. Se você administra corretamente seus recursos financeiros, terá uma vida muito mais organizada”, destacou o professor Evaldo Silva.
A cerimônia contou com a presença dos estudantes premiados, de professores e de pais e responsáveis. O evento contou também com a participação das professoras Ivanete Campos, vice-diretora da Facicon; e Samara Felipe, da Faculdade Faci Wyden. A professora Samara apresentou a palestra “Dinheiro também se educa”, que abordou a importância de dialogar sobre educação financeira dentro de casa, com foco, especialmente, nos responsáveis presentes.

Aplicação no dia a dia – Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a entrega de medalhas aos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os(As) participantes premiados são da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada na área rural do município de Castanhal. Para Cássia Silva e Silva, coordenadora da escola, a educação financeira é fundamental para a realidade das populações do campo.
“O pão nosso de cada dia, para a gente que é do campo, é a mandioca, é a farinha. Então precisamos de educação financeira dentro do nosso trabalho, pra saber quando dá ou não lucro, e também dentro de casa, para levar uma vida mais confortável e saudável”, afirma.
A 7ª Obef contou com uma participação expressiva de estudantes paraenses, que têm tido, nas instituições de ensino, uma formação mais consciente financeiramente, reforçando a importância da educação financeira como uma ferramenta de autonomia e cidadania para o futuro.
