LOQ

Laboratório de Oceanografia Química

O Laboratório de Oceanografia Química da UFPA (LOQ) integra a Faculdade de Oceanografia do Instituto de Geociências e atende essencialmente aos cursos de graduação em Oceanografia (FAOC) e Pós-Graduação em Oceanografia da UFPA (PPGOC), além de ontribuir com outras unidades mediante agendamento. O LOQ também colabora com projetos de discentes do Programa de Pós-Graduação de Geologia e Geoquímica da UFPA (PPGG). Tanto ecossistemas limnológicos quanto marinhos fazem parte do cenário dos estudos, realizando adaptações de metodologias analíticas para amostras fluviais, de estuários e marinhas para as análises de parâmetros diversos, tais como pH, condutividade elétrica, potencial redox, oxigênio dissolvido, alcalinidade, clorofilas e nutrientes, que são relevantes para a investigação da qualidade das águas e para a compreensão dos processos químicos e biológicos que ocorrem nos ambientes aquáticos. No LOQ são preparadas amostras, como sedimentos e organismos aquáticos, para estudo de contaminantes e avaliação de características como granulometria, teor de lipídios e proteínas, material particulado em suspensão, cinzas e matéria orgânica total. A equipe do LOQ mantém colaborações com outras instituições, tais como o Laboratório de Contaminantes Orgânicos (Universidade Federal de Pernambuco), Laboratório de Química Orgânica Marinha (Universidade de São Paulo) e Instituto Evandro Chagas (IEC-Pará).

Instituto

Município

Gestão

Coordenador(a):
Silvia Keiko Kawakami

skawakami@ufpa.br

Contatos e Localização

Endereço:
Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Setor Básico, Museu de Geociências - Bairro Guamá - CEP 66075-110 - Belém - Pará - Amazônia - Brasil

teste