Cursos Livres de Línguas Estrangeiras divulgam oferta de turmas para o primeiro semestre de 2024

A Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (Falem) da UFPA divulgou o edital de inscrições para as turmas do primeiro semestre de 2024 dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE).  Com turmas disponíveis nos formatos on-line e presencial, os cursos têm o objetivo de desenvolver o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade em geral. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 19 de fevereiro.

Para o primeiro semestre de 2024, serão ofertados cursos de Inglês (on-line e presencial), Francês (on-line e presencial), Espanhol (on-line e presencial), Inglês Instrumental (on-line), Conversação Inglês (presencial), Introdução ao Árabe (on-line), PLE (on-line) e Libras (presencial). As turmas presenciais terão suas aulas ministradas no Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA), localizado no Campus Básico. Já as turmas on-line terão uma aula ao vivo, por meio de live, por semana, além de acesso à gravação de todas as aulas das unidades do livro didático.

Os cursos possuem o valor de 430 reais, sendo a primeira parcela de 150 reais e mais quatro parcelas de 70 reais. A primeira parcela, que equivale à matrícula, deve ser paga até o dia 5 de fevereiro, enquanto as outras mensalidades terão o vencimento sempre no dia 10 de cada mês, conforme modalidade de investimento escolhida. O semestre inicia no dia 19 de fevereiro e termina no dia 29 de junho.

Matrícula – Para se inscrever nos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras da UFPA, é necessário, apenas, ter o ensino médio completo, para entrar no primeiro nível das respectivas turmas.  As inscrições são realizadas virtualmente, via site da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, de acordo com o preenchimento das vagas.

Estudantes beneficiados com bolsas dos CLLE E Prolínguas também devem seguir o calendário de matrícula e enviar o boleto bancário para recadastramento da bolsa, antes da data de vencimento, para cursoslivres@ufpa.br ou cursoslivresufpa@gmail.com. O não recadastramento implica perda da bolsa.

Nivelamento – Caso o desejo seja ingressar no segundo nível dos cursos regulares de Inglês, Francês e Espanhol, será necessária a realização do teste de nivelamento, que é  ofertado pelos CLLE nos formatos on-line e presencial. As inscrições para o teste devem ser realizadas mediante o pagamento de uma taxa de R$20 (vinte reais) e preenchimento de formulário virtual, que deverá ser impresso e entregue no período de 8 a 10 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 15h, na Secretaria do CLLE (altos do ILC).

Com duração máxima de 40 minutos, o teste de nivelamento vai avaliar as habilidades de leitura, vocabulário e gramática no idioma escolhido pelo candidato. Tanto na modalidade presencial quanto na on-line, o teste será realizado no dia 11 de janeiro e o resultado está previsto para ser divulgado a partir das 16h do dia 12 de janeiro.

Concurso de bolsas – Os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras também oferecem a possibilidade de os interessados participarem de um concurso de bolsas para as turmas do nível 1 dos cursos regulares de Inglês, Francês e Espanhol. No total, serão 80 bolsas ofertadas para estudantes da UFPA e da comunidade externa, desde que seja comprovada a carência financeira (renda familiar de até um salário mínimo) e excelência acadêmica.

Para participar do concurso, é necessário enviar uma solicitação para o e-mail cursoslivresufpa@gmail.com, no período de 8 a 11 de janeiro de 2024. A solicitação deve incluir as cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência atualizado (conta de luz ou telefone); comprovante(s) de renda familiar, entre outros documentos listados no edital, de acordo com a categoria do interessado ( estudante de graduação ou pós-graduação, estudantes com ensino médio completo e estudantes com bolsas acadêmicas).  O resultado da seleção será divulgado no site dos CLLE até o dia 15 de janeiro.

Mais informações podem ser obtidas nos editais disponíveis no site dos CLLE

Serviço:

Cursos Livres de Línguas Estrangeiras