Projeto de extensão da UFPA realiza roteiro pelas ruas de Belém, em comemoração ao aniversário da cidade

A primeira edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos da UFPA no ano de 2024 será realizada no próximo domingo, 14 de janeiro, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Esta edição  celebra os 408 anos da capital e os 13 anos do projeto. O evento começa às 8h30 e a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line

Com saída do Forte do Presépio, o percurso vai seguir para a Feira do Açaí; Complexo Feliz Luzitânia; Rua Siqueira Mendes; Praça e Igreja da Sé; Rua Joaquim Távora; Largo e Igreja de São João; Rua Tomázia Perdigão; Palácio do Governo; Prefeitura; Praça Dom Pedro II – Museu do Círio, encerrando no Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

“A Ideia é celebrar o aniversário de Belém, que acontece no dia 12, e a importância histórica da cidade. Em cada parada, iremos falar da geografia, do patrimônio, da cultura e da nossa história, como forma de valorização e de apreciação a nossa tão querida cidade“, explica a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPA, Maria Goretti Tavares.

Por se tratar de um evento a céu aberto pelas ruas de Belém, é recomendável que as(os) participantes usem tênis, boné, protetor solar e roupas leves para que estejam confortáveis durante a caminhada. Em casos de chuva, o percurso não irá parar, por isso é importante levar também guarda-chuva e/ou capa de chuva.

O Projeto – Criado em 2010, o Roteiros Geo-turísticos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, cujo objetivo é implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial a fim de resgatar a memória sócio-espacial da cidade de Belém. Para isso, ele promove caminhadas gratuitas por Belém e Região Metropolitana, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.

“Ao longo desses anos, nós tivemos a participação de cerca de 10 mil pessoas e 95% delas são moradores da cidade de Belém. Isso releva a importância do projeto dentro da educação patrimonial, pois, por meio dessa iniciativa, as pessoas podem conhecer melhor sua cidade e sua história, o que fortalece o sentimento de cuidado e de pertencimento ao seu local”, detalha a professora Maria Goretti.

Atualmente, há 11 roteiros formados e oferecidos à sociedade: Roteiro pelo Bairro da Cidade Velha; Roteiro do Ver-o-Peso ao Porto de Belém; Roteiro da Belle Époque; Roteiro Pelo interior do bairro da Campina; Roteiro pelo Bairro do Reduto; Roteiro Pela Estrada de Nazaré; Roteiro O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do século XVIII; Roteiro O Bairro de Batista Campos e suas transformações espaciais; Roteiro O Bairro de Umarizal e suas transformações espaciais; Roteiro A vila de Mosqueiro; e Roteiro Pela Estrada de São José.

Além desses roteiros, também há programações em Cametá, coordenada pelo professor José Carlos Cordovil, do curso de Geografia da UFPA; e na vila de Icoaraci e Ilha de  Outeiro, coordenadas pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira, Agnaldo Rabelo e Ricardo Torres.

Devido ao seu sucesso, o projeto foi um dos vencedores do prêmio nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultura (IPHAN) 29º – Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Serviço:

Roteiro Geo-Turístico pelo Bairro da Cidade Velha