LABPEXCA

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira junto a Comunidades Amazônicas da UFPA (LABPEXCA) é vinculado ao grupo de Estudos Socioambientais Costeiros (ESAC). Fundado em 2014, o LABPEXCA dá suporte às aulas práticas de algumas disciplinas, como “Extensão Pesqueira e Aquícola”, “Técnicas em Educação Não-Formal” e “Sociologia Aplicada a Comunidades Pesqueiras”, da graduação do curso de Engenharia de Pesca. São disciplinas com parte prática, em que são recebidas as mestras e os mestres dos saberes de atividades pesqueiras, agroextrativistas e culturais. No que tange às atividades de pesquisa e extensão, o LABPEXCA é composto por alunos da graduação de diferentes cursos e dos Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, o PPLSA, em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEEA) e Agriculturas Amazonicas (PPGAA). Tem promovido o desenvolvimento do pensamento crítico, formado por meio da indissociabilidade das atividades produzidas, e a socialização do conhecimento, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão. São projetos realizados com vários parceiros e comunidades de pescadoras e pescadores e carpinteiros navais.

Instituto

Município

Coordenador(a):
Roberta Sá Leitão Barboza

betabarboza@gmail.com

Contatos e Localização

Endereço:
Alameda Leandro Ribeiro, s/n, Campus Universitário de Bragança - Bairro Aldeia - CEP 68600-000 - Bragança - Pará - Amazônia - Brasil

teste