Pesquisadores desenvolvem espaço virtual de apoio a pessoas com deficiência

""A Plataforma Virtual D+Eficiência foi lançada oficialmente no último dia 07 de abril. O projeto foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED) e pelo Laboratório de Inteligência Computacional (LINC). A plataforma é fruto de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem o objetivo de integrar e apoiar pessoas com deficiência.

A plataforma – O espaço funciona como uma rede social online. Ele permite a criação de um perfil e a interação entre os usuários por janelas de bate-papo ou por comunidades. Com isso, as pessoas com deficiência podem obter apoio de profissionais que fazem parte do grupo, com informações relevantes para auxiliar a enfrentar os desafios da experiência de viver com alguma deficiência.

A plataforma foi desenvolvida com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de um edital para geração de tecnologias voltadas para o apoio a Pessoas com Deficiência (PcD). Segundo a coordenadora do Projeto, professora Simone Silva, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), o espaço virtual foi pensado para transformar conhecimento em tecnologia, uma vez que o grupo já estudava diversos aspectos da deficiência. “A ideia é trazer problemas semelhantes para o mesmo ambiente, para isso as comunidades foram feitas. Assim podemos compartilhar informações e ajudar uns aos outros”, explica.

""Lançamento – Cerca de 150 pessoas participaram do lançamento da plataforma. A abertura do evento foi feita pela professora Simone Silva. Em seguida, o professor doutor Fernando Pontas, um dos desenvolvedores do projeto na UFPA, falou um pouco sobre o aporte teórico utilizado para a plataforma, abordando o conceito de rede e ressaltando que “a plataforma não é um espaço finalizado, mas em construção. Precisamos que as pessoas naveguem, dêem sugestões, apontem os problemas, para que possamos melhorar o espaço.” A fala do professor Fernando foi complementada pelo professor doutor Fábio Lobato, que falou sobre as questões técnicas do desenvolvimento da plataforma.

Posteriormente, Tiago Dias e Hugo de Almeida, da UFPA, abordaram a utilização de jogos digitais aplicados à melhoria da saúde. A manhã se encerrou com a palestra do professor Romariz Barros, sobre o uso de tecnologias para reabilitação no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Durante a tarde, a professora doutora Fabiana Faleiros, da USP, deu uma palestra com o tema “A Organização da Sociedade e o Uso de Tecnologias”, na qual falou sobre os procedimentos de reabilitação em outros países. O evento foi encerrado com a fala do professor doutor Karl Christoph Kappler, do Technische Universitat Dortmund, da Alemanha, sobre as experiências de inclusão em seu país.""

Integração – Por ser uma plataforma ligada à Universidade, a professora Simone Silva reforça o compromisso com o conhecimento científico. Segundo ela, a principal diferença da Plataforma D+Eficiência para outros canais que utilizam a interação por meio de chats e comunidades é o controle da informação. Ela explica que o espaço tem a atuação de moderadores, que são estudiosos da área e verificam a credibilidade e validade das informações fornecidas pelos usuários.

O objetivo principal da plataforma é promover discussões sobre as pessoas com deficiência incluindo familiares e pessoas próximas. Simone também fala da importância dessa participação. “Não podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência sem a cooperação dos profissionais, familiares e amigos. São eles que interagem diretamente com as pessoas com deficiência e que têm o conhecimento de muitas de suas demandas”, conclui a professora.

Para conhecer e se cadastrar na plataforma, acesse aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação/ evento