Cerca de 400 pessoas foram mobilizadas pelo Outubro Rosa no Hospital Universitário Barros Barreto

"CAPAOutubro

A campanha Outubro Rosa de 2017 no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mobilizou cerca de 400 pessoas atendidas na instituição, com o objetivo de alertar sobre a prevenção do câncer de mama. As unidades de Diagnóstico por Imagem, a de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Área de concentração Oncologia, especialidade em Fisioterapia – desenvolveram várias ações envolvendo funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes. Organizações nacionais e internacionais de saúde estimam a existência de 1,60 milhão de casos novos em todo o mundo e em torno de 57.960 casos novos no Brasil.

Na Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUJBB, a programação encerrou-se nesta terça-feira, 31 de outubro, com quase 160 mamografias realizadas. Além do exame, a equipe do serviço de Mamografia recebeu as pacientes, ofertando rosas e brindes.

"OutubroO chefe do serviço, Valtenes Neves, apoiado pelo chefe de Apoio e Diagnóstico, Daniel Santos da Silva, e toda a equipe, formada pelas técnicas em radiologia e da secretaria, informou que o espaço se uniu à campanha pelo comprometimento funcional e para apresentá-lo como mais um espaço para a realização do exame.

“Há menos de um ano da contratualização do exame pela Secretaria  Municipal de Saúde (Sesma), o Barros passou a ser em Belém mais um espaço oferecido à população para a realização da mamografia. Um serviço que conta com um mamógrafo de primeiro mundo”, garantiu.

A agente de serviços gerais Soraia Guedes compareceu ao HUJBB para fazer a sua primeira mamografia e disse estar satisfeita com a acolhida. “Aos 42 anos, ainda não tinha feito por medo do resultado e porque me disseram que doía muito. Quando cheguei, estava nervosa. Mas fui tão bem recebida, o que me fez ver o tempo que perdi por causa do medo; e o melhor é que não doeu nada”, relatou.

"OutubroMultiprofissional – Na Unacon, toda a equipe multiprofissional contribuiu, pelo  5o ano consecutivo, com o Outubro Rosa, iniciada na unidade no dia 16. A  integrante da equipe de organização do evento, a enfermeira Ana Cláudia dos Santos, informou que diversas ações foram programadas, desde orientações sobre o câncer de mama e colo uterino até momentos de beleza, como maquiagem, manicure e massagem, voltadas para o público em geral. Além disso, houve também repasse de informações, por meio de material impresso e dinâmicas junto aos pacientes e acompanhantes.

“A nossa equipe multiprofissional – profissionais da Enfermagem, do Serviço Social, da Psicologia, da Fisioterapia e da Nutrição – fez várias atividades, inclusive degustação de alimentos funcionais que contribuem para o tratamento do câncer”, informou. O encerramento da programação da Unacon aconteceu na última segunda-feira, 30 de outubro, com distribuição de rosas, realização de maquiagem, massagem e coffee break.

"OutubroA dona de casa Márcia Belém Morais, que acompanhava o filho adolescente em tratamento na Unacon, revelou que o cansaço a motivou a fazer limpeza de pele e maquiagem. Segundo ela, “por causa da dedicação ao meu filho, acabei esquecendo de mim”. Residente no município de Acará, disse que a mãe dela faleceu por causa de câncer no olho; e a irmã, de um no fígado.

Mesmo sabendo que o Outubro Rosa é de combate ao câncer de mama, aos 40 anos, não tinha feito nenhuma vez a prevenção. “Lá onde moro, tudo é difícil e, no posto de saúde, não tem ginecologista. Tem clínico geral, mas quase não aparece. Então, tratar da saúde é complicado”, lamentou. Apesar disso, Márcia adiantou que ficaria em Belém para tratar da saúde.

Fisioterapia – A Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração Oncologia, especialidade Fisioterapia, também fez a sua parte para combater o câncer de mama. Os residentes, que atendem no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), promoveram uma ação educativa com um passeio ecológico no dia 11 de outubro, no Parque do Utinga. A atividade teve o apoio do Departamento de Polícia Ambiental (DPA) e o objetivo foi despertar um pensamento sustentável e hábitos saudáveis de vida em nossas pacientes e do público em geral.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Divulgação da Unacon e Residência Multiprofissional do HUJBB.