Programa de Extensão expõe resultados de projeto realizado em comunidades Quilombolas do Marajó

"salvaterra1"

Durante a realização  dos XIV Jogos Quilombolas de Valorização do Dia da Consciência Negra, realizados na Comunidade Quilombola de Caldeirão, em Salvaterra, de 16 a 18, o Programa de Extensão "Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças em Populações Negras e Mapeamento de Imagens de Populações Quilombolas – Ilha do Marajó, Pará" realizou diversas ações educativas e culturais. O intuito principal da programação foi compartilhar alguns resultados do projeto com as comunidades quilombolas que participaram do programa (Boa Vista, Caldeirão, Deus Ajude, Bacabal, Bairro Alto, Siricari, Pau Furado e Providência).

As ações do programa foram coordenadas pela  professora Adrilayne dos Reis Araújo, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e realizadas com apoio do Edital PROEXT 2016 – MEC/SESu, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC) e o Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG) da UFPA.

"salvaterra3"O programa também contou com a colaboração de bolsistas de diversos cursos: Nutrição, Estatística, Enfermagem, Geografia, Ciência da Computação, entre outros, proporcionando aos membros participantes o entendimento do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”, com todos interagindo entre as atividades propostas.

Resultados – Entre os resultados apresentados pelo programa, estavam: as respostas das pesquisas realizadas, que incluíam o perfil nutricional e a identificação dos aspectos sociodemográficos, clínicos, antropométricos, nutricionais e comportamentais, por meio dos relatórios técnicos entregues a cada liderança comunitária; a exposição de fotos tiradas durante as viagens realizadas pelas comunidades e a exposição de mapas com as edificações de diversas comunidades (residência, escola, posto de saúde, igreja, quadra de esporte, pousada, caixa d´agua, bar, clube etc.). Para completar, as fotos expostas foram doadas aos seus respectivos fotografados ou parentes, e os mapas foram entregues às lideranças comunitárias.

"salvaterra2"Ações realizadas – Durante a programação, foram realizadas diversas atividades lúdicas com as crianças e os adolescentes presentes. A fim de ensinar conceitos básicos de nutrição, roda dos nutrientes e charada das frutas; de estatística, de circuito estatístico; de arte, pintura de desenhos variados. Todas as atividades tiveram recompensas às crianças, com brinquedos, kits de desenho e pipoca.

Para os adultos, o programa de extensão proporcionou um minicurso de "Abordagem em Urgência e Emergência", voltado para os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de endemias das comunidades quilombolas e do município de Salvaterra, realizado por acadêmicas de Enfermagem da UFPA.

Por fim, foi realizada uma etapa da pesquisa da discente de pós-graduação Emanuele Lima, nutricionista vinculada ao programa de extensão, que consistiu na coleta de sangue para pesquisa de parâmetros bioquímicos da população das comunidades quilombolas.

Próximo passo – No dia 28 de novembro, terça-feira, no período da manhã, haverá, no auditório de ICEN, a apresentação final das atividades desenvolvidas e dos resultados encontrados pelo programa de extensão a comunidade.

Texto e fotos: Divulgação