UFPA recebe reunião do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará

O Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) reuniu-se na última segunda-feira, 27 de março, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Pará. Os dirigentes das instituições integrantes discutiram oportunidades de cooperação e perspectivas de investimentos públicos com o diálogo com o novo governo federal.

O encontro foi conduzido pela presidenta do fórum, Betânia Fidalgo, reitora da Universidade da Amazônia (Unama), com as participações do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Herdjania Veras de Lima; do reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Jorge da Rocha; do reitor da Universidade do Estado do Pará, Clay Anderson Nunes Chagas; do reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa), Sérgio Fiuza de Mello Mendes; do vice-reitor do Cesupa, João Paulo Mendes Filho; do chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Amazônia Oriental, Walkymário de Paulo Lemos; da diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Helaine Cristina Moraes Furtado, representando a reitora; e da assessora jurídica da Unama e secretária do fórum, Claudia Doce Coelho de Souza.

Como convidado, esteve presente também o engenheiro Marcel Costa, representando a presidenta do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Na pauta, foram discutidas possibilidades de parceria entre as IES e o Crea. Marcel Costa disse que a nova gestão do Conselho está à disposição das instituições para projetos conjuntos e que há uma linha de financiamento para apoiar cursos universitários. Os reitores apresentaram demandas quanto aos desafios do mercado de trabalho contemporâneo e às demandas para a formação de profissionais em uma perspectiva inter e multidisciplinar.

Outras convidadas foram as professoras Zélia Amador de Deus e Isabel Cabral, da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA (Adis). A professora Zélia Amador propôs aos dirigentes a ampliação da discussão sobre políticas de ações afirmativas em todas as instituições como compromisso fundamental para a diversificação do ensino superior no estado. Apresentou algumas experiências da UFPA, com destaque para o Processo seletivo especial para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas. Muitos manifestaram o interesse em avançar na política de cotas e em outras ações que envolvam a permanência dos estudantes, a pesquisa e a extensão.

A perspectiva de investimentos na educação superior e em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) também foi pautada pelos reitores. Foram citados, como positivos, o envio das demandas das universidades públicas para os Grupos de Trabalho de Educação e CT&I do governo de transição e os diálogos já realizados com o novo governo federal e os Ministérios responsáveis por essas agendas. Entre as prioridades, estão a defesa e a garantia da autonomia política e econômica das universidades; o retorno dos investimentos públicos e a recomposição orçamentária das IFES; as políticas de combate à evasão e o incentivo à permanência de estudantes; a conclusão de obras de infraestrutura; a contratação de professores; a política de cotas; entre outros temas.

No que se refere às demandas específicas das instituições da Amazônia, foi discutida a importância de reforçar os investimentos nas instituições da região, sobretudo em um cenário em que a Amazônia está no centro dos debates globais. É fundamental também garantir a participação dos gestores da região nos fóruns nacionais e internacionais de tomadas de decisão, com protagonismo. Os reitores ainda dialogaram sobre as negociações com parlamentares para a criação de novas universidades federais no Pará.

Ao final da reunião, os participantes aprovaram a condução do reitor Cláudio Alex da Rocha para a presidência do fórum até agosto de 2023, quando termina seu mandato como dirigente do IFPA.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 16 - Paz, Justiça e Instituições EficazesODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação