menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Professores e alunos da UFPA podem avaliar o ensino na Instituição

"PROEG

A partir de agora, alunos e professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem ajudar, ainda mais, a melhorar o ensino na Instituição. Todos os discentes e os docentes devem responder ao “Avalia UFPA”, pesquisa que tem o objetivo de reunir informações para analisar o ensino durante o semestre que passou. O questionário deve ser respondido ao realizar a matrícula no período de 30 de junho a 3 de agosto, pelos alunos, e ao lançar as notas, até o dia 27 de julho, pelos professores.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, explica que a pesquisa é de preenchimento rápido e fácil, e reforça a importância da ferramenta. “Os questionários vão possibilitar a análise de potencialidades e fraquezas do nosso ensino de graduação, um importante feedback que vai nortear políticas de gestão da graduação na UFPA.”

No questionário, os alunos farão uma autoavaliação, além de fazer uma avaliação da infraestrutura e dos professores. Os professores precisarão responder sobre a infraestrutura, fazer uma autoavaliação e uma avaliação da turma. “Esperamos que, a partir da análise desses resultados, surjam, por exemplo, novos cursos de capacitação para os docentes, melhorias de infraestrutura, reforma de projetos pedagógicos de cursos, entre outros”, pontua o professor Edmar Costa.

Até o último semestre, o "Avalia UFPA" não era obrigatório. Porém, a partir desse semestre, docentes e estudantes deverão obrigatoriamente responder ao questionário. “O maior objetivo no último semestre era de testar a ferramenta e fazer ajustes de funcionamento. Acreditamos que, a partir desse próximo período letivo, teremos uma participação maior, o que deve gerar maior significância estatística e melhor utilização dos dados por parte dos gestores”, afirma o pró-reitor Edmar.

Serviço:
Avalia UFPA
Período: 30/06 a 03/08 para alunos e até 27/07 para professores
Os questionários de avaliação institucional devem ser respondidos por meio do SIGAA.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo