menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Marco Roxo ministra palestra sobre "Jornalismo Esportivo e Cultura Popular" no PPGCom

"artefinal

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom-UFPA) traz o professor Marco Roxo (PPGCom-UFF/Compós) para um bate-papo sobre "Jornalismo Esportivo, Cultura Popular e a Questão da Autoridade Jornalística". A programação ocorre na segunda-feira, 17, às 9 horas da manhã, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, e é aberta ao público (com direito a certificado de participação).

A programação integra o Projeto Diálogos, que foi criado em outubro de 2014 pelo PPGCom-UFPA, com o intuito de apoiar atividades acadêmicas extracurriculares e contribuir para a produção de conhecimento e intercâmbio de saberes dos pesquisadores da área.

De acordo com a vice-coordenadora do PPGCom, professora Danila Cal, o objetivo do evento é promover a discussão sobre jornalismo esportivo e suas relações culturais e políticas. "A relação comunicação e esporte tem sido estudada em dissertações já concluídas e em andamento no Programa, por isso trazer um pesquisador da área será uma ótima oportunidade de troca de conhecimento com os discentes”, enfatiza.

Para a mestranda do PPGCom Mayra Leal, o evento traz uma discussão relevante ao refletir sobre a atuação profissional em um campo cultural e social que é o esporte. "O jornalismo tem passado por diversas mudanças nesse cenário de convergência. Acredito que pensar o jornalismo esportivo a partir da cultura popular nos permitirá enxergar os aspectos sociais dentro da atuação profissional."

Sobre o convidado – Marcos Roxo é professor adjunto do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). É presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).

Seu projeto de pesquisa teve como questão central a autoridade jornalística e o seu papel na mediação da experiência esportiva e na enunciação da equação esporte e nação por meio da televisão. O objetivo é discutir o impacto dessas estratégias no uso adequado do tempo e no crescimento dos programas jornalísticos sobre esporte na grade televisiva e na criação dos canais esportivos por assinatura.

Texto: Divulgação / PPGCom
Arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo