Projeto de extensão promove observação de aves com alunos da rede pública de ensino

Como forma de abordar o conhecimento científico de forma mais interessante e acessível à população, especialmente para jovens estudantes, a Faculdade de Turismo da UFPA (Factur) desenvolveu um projeto de extensão intitulado “Observação de Aves em Parques Urbanos na Região Metropolitana de Belém (PA)”.  A proposta busca proporcionar aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental melhor compreensão de assuntos ligados à Biologia e ao meio ambiente, unindo teoria e prática.

O projeto funciona em duas partes: a primeira é uma aula teórica, realizada na escola visitada, que aborda a história do parque urbano escolhido e aprofunda assuntos como história, patrimônio, ecologia, zoologia e ornitologia relacionados àquele ambiente. A segunda parte é a visita, com cerca de duas horas de duração, ao parque urbano selecionado, a fim de reforçar, na prática, o conteúdo visto em sala de aula.

“É muito importante que os alunos da educação básica tenham aulas práticas na natureza, sobretudo quando o assunto é zoologia, mais especificamente a ornitologia. Do outro lado, temos os alunos de Turismo, que desenvolvem suas habilidades do turismo pedagógico, turismo de natureza, ecoturismo etc. Com isso, todos os alunos percebem, de modo natural, que a observação de aves é muito mais interessante quando se depara com esses animais em ambientes naturais. Além disso, aprendem, de modo simples, anatomia, ecologia e fisiologia das aves, resultando no respeito aos animais de forma livre”, ressalta  o professor Fabrício Mendes, coordenador do projeto.

A escolha da série dos alunos visitantes é feita com fundamento em uma análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e o conteúdo ministrado nas aulas é voltado para atender à matriz de Ciências daquela série. Para avaliar o nível de entendimento do aluno acerca do conteúdo, são aplicados dois questionários, um antes da aula e outro após a visita. Esses questionários também possibilitam que os integrantes do projeto possam ter um retorno dos alunos e, assim, se adequarem às atividades do projeto da melhor maneira possível.

“Como biólogo e professor da disciplina Ecologia da Amazônia, do curso de Turismo da UFPA, senti a necessidade de colocar em prática a observação de aves como forma de desenvolver a sensibilização ambiental do público em idade escolar. A iniciativa proporciona uma experiência única aos discentes (da UFPA) que participam das ações, pois o contato com o público e com elementos naturais faz com que os discentes possam se aproximar dos segmentos turísticos que envolvem a natureza”, explica o professor Fabrício Mendes, coordenador do projeto.

Para participar dessas atividades, a escola deve entrar em contato com o projeto pelo e-mail fabriciolsm@ufpa.br, e fazer sua solicitação. A equipe do projeto fica responsável pelas aulas ministradas nas escolas e pela excursão no parque escolhido e a escola fica responsável pelo translado dos alunos até o parque.

Sobre o projeto – O projeto se encontra no seu 4º ano, sendo desenvolvido em parceria com as escolas públicas de Belém. Além de promover as atividades de observação, o projeto também tem um grupo de estudos sobre a temática do turismo e ambientes naturais, que, mediante a atuação no Bosque Rodrigues Alves, produziu um estudo que será apresentado no Fórum da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (Abratur) 2023, no período de 5 a 7 de junho, na cidade de São Luís.

Para o segundo semestre, a expectativa é que o projeto realize uma exposição nas escolas para aqueles que não puderam realizar as observações em parques. Além disso, há a possibilidade da promoção de visitas voltada ao público adulto que tem interesse na temática e a elaboração de uma cartilha didática com o mapeamento das aves dos parques urbanos de Belém para o uso em escolas que tenham interesse em visitá-los.

Texto: Isabelly Risuenho – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 15 - Vida Terrestre