Inscrições abertas para o Programa de Extensão Inclusiva Avançada

"EMAUS

Estão abertas, até o dia 16 de janeiro de 2020, as inscrições para submissão de propostas ao Programa de Extensão Inclusiva Avançada. O objetivo é selecionar e apoiar 10 Programas de Extensão que visem promover a cidadania e os direitos da criança e do adolescente. O Edital é uma parceria entre a Universidade Federal do Pará e o Movimento República de Emaús, em que serão desenvolvidas as ações extensionistas. As inscrições podem ser feitas aqui.

"12.12.2019O lançamento do edital ocorreu na Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege/UFPA) e contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza, do fundador do Movimento República de Emaús, Padre Bruno Sechi, e da coordenadora geral do Movimento República de Emaús, Inácia Winholt de Souza.

"Quando começamos esta parceria, a Universidade buscava desenvolver projetos principalmente a partir de iniciativas que julgava interessantes para a sociedade. Com o Emaús, tornamos parte da política institucional uma maneira diferente de fazer extensão, que é ouvindo, primeiro, a sociedade para saber o que ela precisa e quer que seja feito. Para nós, é muito honroso atuar com uma organização como o Emaús, que tem compromisso com a cidadania e com os direitos de todos, principalmente com os direitos das crianças e dos adolescentes", destacou Emmanuel Tourinho.

"12.12.2019Para o fundador do Movimento de Emaús, Padre Bruno Sechi, esta parceria é de grande importância para que a Universidade possa alcançar a periferia e áreas carentes da região. "Este programa tem um aspecto muito bonito. Em tempos difíceis, nunca podemos perder a vontade de construir tempos melhores e esta parceria é uma forma de identidade, de levar a universidade às periferias da Amazônia. Não podemos perder esse efeito multiplicador. Vamos fazer 50 anos do programa ano que vem e esperamos ter muitos sonhos pela frente", afirmou o fundador do Emaús.

"12.12.2019Como funciona – Para participar, o coordenador do programa deve ser docente ou técnico-administrativo com nível superior, que integre o quadro efetivo da UFPA. As ações extensionistas serão desenvolvidas em uma das oito áreas temáticas que compõem a linha de extensão no Brasil: educação; saúde; direitos humanos e justiça; comunicação; cultura (Arte); meio ambiente; tecnologia e produção e trabalho.

Serão concedidas 20 bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), duas para cada programa selecionado, que deverão ser direcionadas a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os programas terão vigência de 24 meses.

"12.12.2019

"Precisamos de mais projetos que visem a um diálogo maior com as sociedades envolvidas. Nós tínhamos editais mais tímidos e, com o primeiro edital do Emaús, nós vimos que os projetos foram muito bem-sucedidos. Dessa forma, damos um passo maior e esperamos que esse segundo edital também seja benéfico como o primeiro, visto que abarca mais áreas extensionistas", afirmou o pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Jr, ao ressaltar os efeitos positivos de ampliar as temáticas de extensão, que passam a abarcar as oito áreas que compõem a linha extensionista no país.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de janeiro de 2020, com base no Edital. Para realizar a inscrição, é necessário se cadastrar no site do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae) e, por meio dele, também devem ser enviados os documentos listados no anexo no edital.

Critérios – Só pode ser submetida uma proposta por candidato; os programas submetidos devem estar vinculados ao Projeto Pedagógico de Curso de Graduação do candidato; devem envolver, em sua metodologia de trabalho, mais de uma unidade da UFPA, sendo permitido contemplar outras instituições públicas ou privadas; precisam atender às diretrizes do anexo I, que está no edital; e deverão obedecer ao limite de caracteres indicado em todos os itens avaliativos que estão no anexo I.

Serviço:

Inscrições para submissão de propostas ao Programa de Extensão Inclusiva Avançada.

Inscrição até 16 de janeiro de 2020

Link para inscrição