Beira do Rio publica nova edição

Jornal Beira do Rio acaba de publicar seu último número. Nesta edição, a matéria de capa apresenta uma pesquisa sobre o poder antioxidante do tucumã. Famoso na região amazônica, o fruto foi tema de dissertação da pesquisadora Lindalva Maria Ferreira, que buscou a obtenção e a microencapsulação de extratos retirados das amêndoas do fruto. O material agora é base de uma nova pesquisa que visa à produção de biscoitos enriquecidos que serão distribuídos como merenda escolar.

Na Seção Entrevista, o professor Pedro Aum, do Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo do Campus de Salinópolis, fala sobre os desafios, as perspectivas científicas, os projetos e os convênios do Grupo de Pesquisa em Ciência e Engenharia de Meios Porosos da UFPA e dos estudos que visam melhorar a produção dos poços de petróleo e reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) por meio do armazenamento geológico.

Artigo, colaboração do professor André Cutrim Carvalho destaca os desafios do governo federal diante da atual situação econômica do país. E a Resenha é do livro À sombra da floresta – a Amazônia no jornalismo de televisão, da professora Vânia Maria Torres Costa, que aborda a temática comunicação e colonialidade, ao investigar como a Amazônia é apresentada no cenário nacional.

Há, ainda, matérias sobre a composição da Frente Parlamentar Agropecuária; o Projeto Ciência na Ilha; a doença causada pelo vírus HTLV; a descoberta de dois novos sambaquis na região do Salgado e sobre o turismo na ilha de Algodoal.

O Jornal Beira do Rio é uma produção trimestral, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A versão completa, além do conteúdo exclusivo, encontra-se disponível em beiradorio.ufpa.br.

Texto: Redação Beira do Rio
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de QualidadeODS 7 - Energia Limpa e AcessívelODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na ÁguaODS 15 - Vida TerrestreODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes