Projeto RodaVida realiza roda de conversa sobre saúde mental para estudantes de graduação

"Roda

O Projeto Roda Vida irá realizar mais uma roda de conversa, desta vez com o tema "Saúde Mental na Graduação". O objetivo do projeto é oferecer um espaço de trocas, acolhimento e escuta para iniciar um diálogo amplo e diverso sobre saúde mental, em especial durante o período da pandemia de COVID-19 e implementação do ERE (Ensino Remoto Emergencial). O encontro ocorrerá no dia 23, às 18h, via plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário on-line

A vivência do ensino superior é um desafio e, com o ensino remoto, alguns aspectos ficaram ainda mais intensos. Visando abordar estes desafios, o Projeto RodaVida desenvolveu um espaço livre para trocas de experiências, diálogo entre alunos de graduação para discutir sobre ensino remoto, saúde mental na pandemia, compartilhamento de vivências sobre o ser universitário e de sentimentos, e discussão de novas formas de lidar com os desafios diários.

‘‘Na correria do dia a dia, acabamos esquecendo de falar sobre esses assuntos, como se eles não fossem importantes. Estamos sempre ocupados com trabalhos, provas e relatórios, então ter um espaço em que a gente para e pensa como estamos lidando com tudo isso é importante para a gente se ressignificar, se empoderar e criar laços. O que temos observado nesse momento, e que é bem diferente do contexto das aulas presenciais, é o sentimento de pertencimento à Universidade, principalmente com os calouros. Eles não tiveram esse cotidiano dentro do campus, então nos relatos aparece muito essa questão de não se sentir parte da turma, da Instituição’’, comenta a professora Aline Menezes, coordenadora do projeto.

A roda de conversa do Projeto RodaVida é aberta para todos os estudantes de  cursos de graduação de qualquer um dos campi da UFPA. Para participar é necessário apenas preencher o formulário, disponibilizado pelo projeto. O acolhimento dos discentes ocorrerá na segunda-feira, dia 23, às 18h, com transmissão na plataforma Google Meet.  O link de acesso à sala será enviado para o e-mail do inscrito pelo participante.

RodaVida – O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), voltado para a saúde mental dos estudantes da graduação da UFPA. O projeto é coordenado pela professora Aline Menezes, e os encontros são mediados por estudantes de graduação, devidamente treinados e capacitados, para acolher e também oferecer orientações para os estudantes participantes.

Serviço:

Roda de conversa ''Saúde Mental na Graduação’’