Calouras(os) do PS 2024 comemoram aprovação no Campus Guamá da UFPA

Com a expectativa de estudar o curso dos sonhos na maior universidade do Norte do país, diversos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Pará estiveram presentes no Campus Guamá para conferir o Listão dos aprovados no Processo Seletivo 2024 PS 2024). O momento foi de muito nervosismo e alegria para aquelas(es) que conseguiram identificar seus respectivos nomes no tradicional listão impresso, disponibilizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), nos corredores da Cidade Universitária localizada no bairro do Guamá, em Belém.

O primeiro grito de comemoração ouvido pelo Campus Guamá foi o da professora do curso de Arquivologia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (ICSA) Renata Furtado que, emocionada, abraçava a filha Bárbara Furtado para comemorar a aprovação da estudante, de 18 anos, no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. “Ela foi aprovada em outras universidades, mas o resultado mais esperado era o de hoje. Nós somos de outro estado onde não temos essa cultura de comemorar tanto a aprovação como aqui, então ficamos com muita expectativa para essa aprovação dela aqui na UFPA, na mamãe UFPA, que acolhe tantos e agora vai acolher a minha filha também”, comemorou a mãe orgulhosa.

Fotografia de duas mulheres abraçadas, Renata e Bárbara Furtado. Elas olham para um aparelho celular.

Apaixonada pela área de Arquitetura desde a infância e egressa do curso de Design, Bárbara agora é só ansiedade para começar a sua caminhada na UFPA. “Estou muito feliz de estar aqui e de ver que o meu esforço está voltando pra mim. É muito bom mesmo. Quero dar o meu melhor aqui dentro e fazer o melhor que posso”, revelou a caloura.

Também de uma família de professores, a estudante da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), Kaylanne Ribeiro, de 19 anos, foi outra caloura que aproveitou a proximidade do campus para conferir o seu nome no listão presencialmente. Aprovada no curso de Letras – Língua Portuguesa, Kaylanne aproveitou o momento para ressaltar a importância da EAUFPA para o resultado da sua aprovação.

“Eu sou de uma família de vários professores, tanto é que o meu curso é Letras, e me preparei totalmente na minha escola, não fiz cursinho. A Escola de Aplicação é uma escola com muita estrutura e que prepara realmente a gente para esse momento. Estou muito feliz e eu espero que eu tenha uma boa trajetória”, expressou a caloura.

Duas pessoas estão atentas à folhas do listão de aprovados que estão dispostas em um painel. Em destaque na imagem, está a caloura Kaylanne Ribeiro.

“Kaylanne é filha de uma família de professores. Somos de família humilde, vindo do interior de Abaetetuba, então pra gente, essa geração das nossas netas que está passando na UFPA, é um orgulho tanto para as mulheres da família quanto para as pessoas que vieram de família humilde como a gente”, celebrou Inês Ribeiro, tia-avó da Kaylanne e professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Quem desejar conferir os nomes de todas(os) as(os) aprovadas(os) no PS 2024 da UFPA pode acessar o listão na página listao.ufpa.br

Habilitação – Após as comemorações, é o momento das(os) aprovadas(os) no PS 2024 iniciarem o processo de habilitação ao vínculo institucional. O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) já disponibilizou o edital de convocação das(os) calouras(os) para o preenchimento do Cadastro Online de Calouros(COC) e alguns prazos iniciam hoje, sábado. Acesse o edital para conferir todas as informações e as regras e prazos para a habilitação.

Somente após a conclusão do processo de habilitação ao vínculo institucional é que as(os) calouras(os) de 2024 estarão aptas(os) a realizar a matrícula em seus respectivos cursos. O início das aulas das(os) habilitadas(os) ocorrerá conforme o calendário acadêmico da UFPA, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria da Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Erick Coelho e Oswaldo Forte