Livro “Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo” é lançado no estande da Editora da UFPA na Feira Pan-Amazônica do Livro

A biografia inédita Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo (WMF Martins Fontes, 2023), do renomado editor brasileiro Plinio Martins Filho, escrita pelo divulgador da ciência e pesquisador Ulisses Capozzoli, foi lançada na última segunda-feira, 11 de setembro, no estande da Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa), na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O autor e o biografado participaram de um bate-papo, com a apresentação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, seguido de sessão de autógrafos.

Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e ex-diretor-presidente da Edusp, Plinio Martins Filho é autor de diversas publicações sobre a história e as técnicas da edição de livros, dentre as quais o Manual de Editoração e Estilo, vencedor do Prêmio Jabuti em 2017, a mais destacada premiação do setor editorial no Brasil. Ao longo de 26 anos à frente da Edusp (1989-2016), participou da publicação de mais de 1600 livros, dos quais 80 receberam o Prêmio Jabuti. Atualmente, além da docência, coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a COM-ARTE, editora laboratório do curso de Editoração da USP.

Na roda de conversa, o autor lembrou que iniciou o trabalho no mercado editorial atuando no depósito de uma editora em São Paulo, passando depois para o setor de revisão e aprendendo ao longo do tempo ao lado de profissionais experientes. Referência na área editorial, sobretudo no ramo das editoras universitárias, Plinio tem colaborado com a ed.ufpa desde 2009, sendo editor convidado da coleção Diálogos de Platão, edição bilíngue.

Para Plinio, “Uma editora universitária produz extensão. Qual a melhor maneira de mostrar o que a universidade produz se não por meio de publicações? E a gente não quer só publicar, precisamos que os livros cheguem aos leitores”, defende. Ao se referir à longa parceria com a ed.ufpa, orgulha-se: “Sempre venho a Belém por prazer. Fico muito orgulhoso quando vejo a qualidade da ed.ufpa”.

Uma história do livro – Mais do que uma biografia, Plinio Martins Filho acredita que o livro lançado não é uma história pessoal, mas uma história do livro. “Não é centrado em uma pessoa, mas no mundo dos livros. A gente quer dar esse depoimento para que as pessoas vejam como é possível trabalhar com edição de livros. Eu tive a sorte de ter uma pessoa como o Ulisses, que tem uma poética que um editor não tem”.

Ulisses Capozzoli contou alguns bastidores do processo de pesquisa e produção do livro. Jornalista científico e pesquisador da história da ciência, Ulisses teve seu primeiro livro, Antártida. A Última Terra, editado por Plinio e, desde então, desenvolveram uma relação de parceria e afetividade.

“O Plinio era um menino que veio do campo. Tinha tudo contra, no sentido de ser distante dos livros. Fez um percurso e eu percorri um pouco dessa trajetória com ele para escrever o livro. O conteúdo da vida do Plinio é estimulante, é bonito, é épico, as pessoas precisam saber que a gente só consegue as coisas com esforço, prática, desejo e realização”, conta Ulisses.

Lançamento – Prestigiaram o lançamento o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à UFPA, Fernanda Monte Santo; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino; o pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida; a diretora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social, Zélia Amador de Deus; a ouvidora-geral, Iraneide Rocha; a diretora da ed.ufpa, Káyra Badarane; a coordenadora editorial da ed.ufpa, Simone Neno; a diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos, Julieta Jatahy; a diretora de Compras e Contratos, Roberta Tillmann; entre outras(os) dirigentes da UFPA. O professor Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra (Suíça), convidado para um evento na UFPA, também participou do lançamento.

A obra Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo, editada pela WMF Martins Fontes, está disponível para venda nas principais livrarias brasileiras, incluindo a ed.ufpa.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA