Faculdade de Serviço Social lança coletânea em alusão aos 60 anos do curso

A Faculdade de Serviço Social da UFPA (FASS/UFPA) completou, no ano de 2023, 60 anos de existência e, para comemorar esse marco histórico, promoveu um evento que, agora em 2024, resultou no lançamento da coletânea “60 anos formando assistentes sociais no Pará e na Amazônia brasileira”. O livro foi lançado no dia 11 de março, e o E-book está disponível para ser acessado gratuitamente aqui.

Para contar a história dos 60 anos da FASS, a coletânea traz 11 artigos, dois relatos de experiência e uma entrevista de professoras(es) e ex-professoras(es) que abordam temas que vão desde movimentos sociais até componentes curriculares e supervisão de estágio. A obra traz relatos das experiências vividas pelas(os) professoras(os) e as memórias do curso, fazendo um paralelo com a atualidade. Ao todo, participam 24 autoras e um autor.

O livro surgiu a partir da ideia da professora Maria Antonia Nascimento de transformar parte da programação do “Seminário FASS – 60 anos formando Assistentes Sociais no Pará” em artigos. O objetivo era montar uma coletânea que pudesse tomar formato de livro físico e e-book posteriormente. As professoras Elen Lúcia Carvalho e Nádia Fialho aderiram à ideia e se juntaram à Maria Antonia na organização final do e-book

“Esse livro representa uma conquista para o coletivo de professores(as), discentes e técnicos da Faculdade. Ele marca um momento histórico desta Faculdade que se consolida na Amazônia como um espaço para o conhecimento crítico do Serviço Social no Pará e na Amazônia. Por ser eu a diretora da Faculdade neste momento, para mim é a realização de um sonho”, diz uma das organizadoras da coletânea, diretora da Faculdade de Serviço Social, Elen Lúcia Carvalho.

Os artigos do livro abordam as demandas que o serviço social abrange e procura solucionar. “Conhecer essa história de como surgiu o Serviço Social no estado do Pará e depois como ele passa a fazer parte da estrutura da UFPA, além de conhecer um pouco do que ele é hoje, significa conhecer a história não só do curso, mas a história da própria UFPA e da sociedade brasileira e regional, evidentemente”, completa a professora Nádia Fialho.

Sobre o curso – O curso de Serviço Social, com seus quase 61 anos de existência, busca formar profissionais capazes de responder às demandas sociais, utilizando o conhecimento e a intervenção em processos e relações determinantes da vida social. Trata-se de um dos cursos de graduação mais antigos da região amazônica. No Pará, a primeira Escola de Serviço Social foi criada em 1950, por empresários ligados ao comércio da região, em 1951 foi doada ao Instituto Ofir Loyola, sendo reconhecida como formação universitária após três anos, em 1954. Quase dez anos depois, no ano de 1963, a Escola foi integrada à UFPA e passou a ser o curso de Serviço Social.

“A profissão de Serviço Social é essencial para qualquer sociedade que tenha como centralidade a defesa da vida humana. É uma profissão que contribui para o processo civilizatório coletivo. Nosso futuro é a luta permanente pela proteção social, pelo bem viver da coletividade, por isso é uma profissão que tende a se fortalecer à medida que direitos se tornam realidade e privilégios, extemporâneos”, ressalta Maria Antonia Nascimento.

TEXTO: Vinicius Gonçalves

ARTES: Reprodução capa do livro