Núcleo de Línguas Idiomas Sem Fronteiras da UFPA dá boas vindas às(aos) alunas(os)

O Núcleo de Línguas “Idiomas Sem Fronteiras” (ISF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta periodicamente oportunidades de cursos para variadas línguas estrangeiras. As inscrições se iniciam de acordo com a abertura de turmas, que são divulgadas nas redes sociais e no site da rede Andifes. Os cursos são gratuitos e as inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico, disponibilizado nas mídias do núcleo.

Os cursos são ofertados de maneira presencial e on-line e são divididos em ofertas locais e coletivas. De acordo com a diretora do Núcleo de Línguas Idiomas Sem Fronteiras da UFPA (NucLi ISF-UFPA), Fernanda Boechat, as ofertas locais são majoritariamente presenciais e distribuídas entre os campi Belém, Altamira, Bragança e Castanhal da UFPA. Já as ofertas coletivas são on-line e nacionais, ofertadas diretamente no site da rede Andifes. As vagas para todos os cursos são lotadas de acordo com a ordem de preenchimento dos formulários on-line.

O Idiomas Sem Fronteiras é um projeto da rede Andifes que tem como objetivos propiciar a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização e desenvolver proficiência linguística de discentes, docentes e corpo técnico-administrativo dos Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes) credenciados, além de professores de idiomas da rede pública de educação básica e estrangeiros para o ensino de língua portuguesa como língua estrangeira.“O trabalho do ISF é fomentar nacionalmente a formação linguística e também impulsionar a internacionalização da comunidade acadêmica formada por docentes, discentes e técnicos”, explica Boechat.

Rede Andifes – A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem a finalidade de proporcionar a formação inicial e continuada e a capacitação em idiomas de estudantes, professores e corpo técnico das Ifes vinculadas às a Andifes e que aderiram à Rede, por meio de chamada específica ou carta convite enviada pela Andifes, de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e capacitação linguística de estrangeiros em português.

Mais informações

O Núcleo de Línguas “Idiomas Sem Fronteiras” (ISF) atende pelo e-mail isfgeralufpa@gmail.com, ou presencialmente, às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, no Centro de Internacionalização, localizado no bloco E, Campus básico da UFPA. Há oportunidades para turmas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português como língua estrangeira.

TEXTO: Vinicius Gonçalves

ARTES: Divulgação