Maio vermelho: UFPA promove ações de sensibilização sobre o câncer bucal

No mês de conscientização e prevenção do câncer de boca, a Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Faculdade de Odontologia, desenvolve uma série de ações voltadas à saúde bucal e vida da população. As atividades integram o projeto “Prevenção ao Câncer de Boca: de Ponto a Ponto, de Vila em Vila na Amazônia”, coordenado pela Professora Liliane Silva do Nascimento. A iniciativa visa promover o letramento em saúde bucal e espalhar conhecimento sobre prevenção e tratamento do câncer de boca, usando uma abordagem de educação popular em saúde nos lugares onde as comunidades vivem e convivem.

O projeto surgiu em 2014 a partir da necessidade dos pacientes atendidos pela unidade de Patologia Bucal do Hospital João de Barros Barreto. “Percebemos que fatores diversos em que a população estava diariamente exposta contribuíam para o aparecimento do câncer de boca. Alguns grupos vulneráveis e expostos não têm nenhuma percepção da exposição e risco a fatores relacionados ao câncer. Decidimos apresentar o projeto a Proex e desde então atuamos da divulgação do tema, diagnóstico precoce e orientação sobre o agravo em odontologia que pode levar a morte”, destaca Nascimento.

A equipe leva informações essenciais para o dia a dia das pessoas. Visita feiras, transportes coletivos, praias. Além de Belém e região metropolitana, o projeto já chegou a comunidades de pescadores e moradores ribeirinhos do Salgado Paraense, comunidades quilombolas, organizações sociais e associações de bairros. “Nosso objetivo é claro: queremos construir pontes que promovam o letramento em saúde bucal à população que nos espera além dos muros da Universidade. Através da Educação Popular em Saúde, instrumentalizamos as pessoas a cuidarem da própria saúde e identificarem fatores de risco. Tudo isso se baseia na construção coletiva do saber, com muita troca de experiências”, defende a coordenadora do projeto.

O projeto atende a convites para atividades coletivas e populares voltadas à promoção de saúde. As ações envolvem a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, técnicas de autoexame bucal e a palpação ganglionar do pescoço, além do incentivo à busca por cuidados profissionais.

Campanha – Durante o Maio Vermelho, o projeto vai intensificar atividades presenciais e online de prevenção ao câncer bucal. Nos dias 23 e 30 de maio estão programadas ações externas de combate à doença.

O projeto Prevenção ao Câncer de Boca: de Ponto a Ponto, de Vila em Vila na Amazônia conta com uma rede de apoio composta por bolsistas e voluntários do Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (Masa/UFPA). A coordenação do projeto inclui ainda os docentes Flávia Sirotheau, Andréa Joaquim, Hélder Pontes, Hércules Dias, Adalberto Lopes e Gabriel  Almeida.

Mais informações através do perfil do projeto no instagram @prevencaocancerdeboca

TEXTO: Divulgação do projeto

FOTOS: Divulgação do projeto