Docente da UFPA é mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências

O professor Luís Carlos Bassalo Crispino, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF/UFPA), tomou posse como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Físicas, no último dia 8 de maio. A cerimônia ocorreu no Auditório da Escola Naval, localizada na Ilha de Villegagnon, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha do professor Luís Crispino foi anunciada durante eleição na Assembleia Geral da ABC, ocorrida em 4 de dezembro de 2023. Anteriormente Luís Crispino havia sido membro afiliado da ABC no período 2010-2014, e também Associado Junior (2006-2011/2013), do Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), com sede na Itália.

“O ingresso como membro titular da ABC, antes de tudo, implica em uma grande responsabilidade, que se torna ainda maior quando se leva em conta que é consideravelmente pequeno o percentual de membros titulares da ABC que são da Região Amazônica”, ressalta Crispino.

Uma vida dedicada à ciência – Atualmente Luís Crispino é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UFPA), bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sua vida acadêmica começou com a graduação em Física na UFPA, porém seguiu para a Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o curso de Bacharelado em Física em 1992. Em 1997 concluiu o mestrado, e em 2001 o doutorado em Física no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista.

Luís Crispino foi duas vezes (2011-2015 e 2019-2023) membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O pesquisador também atua nas áreas de divulgação científica, onde foi vencedor do Prêmio Ernest Hamburger – Edição 2020, da SBF, e em História da Ciência e da Tecnologia na Amazônia, vencendo o Prêmio CLIO de História – Edição 2007, da Academia Paulistana da História. Também recebeu a Ordem do Mérito Aeronáutico, do Ministério da Defesa (2019) por suas pesquisas sobre Júlio Cezar Ribeiro de Souza, paraense pioneiro da navegação aérea.

O Professor enfatiza que uma carreira acadêmica é construída com a ajuda de muitas pessoas: orientadores, colaboradores, alunos, entre outras; além de apoio/suporte institucional e da família. E agradece a todas as pessoas e instituições que tornaram possível a conquista.

“O desenvolvimento científico e tecnológico é fundamental para a autonomia e soberania de uma nação. Se o Brasil quiser ocupar uma posição de destaque no cenário mundial, é imprescindível possuir políticas de Estado eficientes em Ciência, Tecnologia e Inovação; mas fundamental e principalmente em Educação Básica”, defende o premiado.

Fotografia do professor Luis Carlos Bassalo Crispino recebendo o termo de posse das mão da diretoria da ABC. Ele usa um terno social de cor escura. No telão, está projetada informações sobre a carreira científica do docente.

A Academia Brasileira de Ciências – A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que tem como foco o desenvolvimento científico do Brasil, sendo uma das associações de ciências mais antigas e prestigiadas do país, fundada em 1916. Tem como missão reconhecer e estimular o ingresso, em seus quadros, dos mais importantes pesquisadores brasileiros, que pela liderança que exercem no avanço das atividades científicas e tecnológicas no Brasil, podem ser considerados os representantes mais legítimos da comunidade científica nacional.

Atualmente a ABC possui dez áreas especializadas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

Leia mais sobre a diplomação no site da ABC

TEXTO: Nilmara Melo - Assessoria Institucional da UFPA

FOTOS: Academia Brasileira de Ciências