Estudo, com parceria da UFPA, vai investigar saúde e nutrição infantil

A partir da próxima segunda-feira, 03 de junho, tem início a segunda onda de coleta de dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). A pesquisa do Ministério da Saúde (MS) tem parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e visitará 15 mil lares em 124 cidades do país.

No Pará, as visitas domiciliares serão realizadas em Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém. Serão entrevistadas famílias com crianças de até 6 anos. O objetivo é avaliar saúde e nutrição infantil e fornecer dados atualizados para apoiar políticas públicas.

A metodologia da pesquisa inclui um questionário com perguntas sobre amamentação e hábitos alimentares, além da aferição de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS), e agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de 6 meses. O estudo quer avaliar a deficiência de vitaminas e minerais nas crianças brasileiras e suas mães, visando conhecer o cenário alimentar e nutricional dos pequenos depois da pandemia de covid-19.

O Enani-2024 é conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e além da UFPA participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os agentes da pesquisa estarão devidamente identificados com camiseta e crachá.

Serviço:

Enani-2024 visita famílias paraenses
Quando: A partir de 03 de junho
Locais: No Pará, as visitas serão em Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
Dúvidas: 0800 888 0022

TEXTO: Assessoria Institucional da UFPA