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TAMANHO DA FONTE

Minicursos presenciais retornam à programação da Reunião Anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem o prazer de anunciar a retomada dos minicursos presenciais nesta 76ª edição da sua Reunião Anual. Serão oferecidos 46 minicursos no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de 32 webminicursos que serão disponibilizados online para quem estiver distante. Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento será realizado de 7 a 13 de julho, em Belém (PA).

No total, serão realizados 78 minicursos, abrangendo diversas áreas do conhecimento. As inscrições iniciaram nessa segunda-feira, 3 de junho. Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, comenta que a pandemia interrompeu muitas atividades importantes e ao mesmo tempo fez com que as pessoas e instituições se reinventassem. “A SBPC não ficou parada, inovou e, gradativamente, foi retomando as atividades presenciais em seu principal evento. Após um intervalo de quatro anos, chegou a hora dos minicursos retornarem à programação da Reunião Anual.”

No primeiro ano de pandemia, a 71ª edição foi desmembrada e realizada de forma totalmente virtual. O evento voltou a ser presencial em sua 74ª edição, na Universidade de Brasília (UnB). “No ano passado, na 75ª edição, realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tivemos o retorno da Sessão de Pôsteres de forma presencial, sem abandonarmos a opção virtual. E neste ano chegou a vez dos minicursos”, conta.

A diretora da SBPC ressalta que a entidade não deixará de oferecer as atividades online criadas durante a pandemia, pelo contrário, elas seguirão incorporadas à programação da Reunião Anual. “Essa é uma maneira de manter conectado aquele público que não terá a oportunidade de participar presencialmente do evento em Belém”, ressalta.

Este retorno será desafiador para a SBPC, conforme conta Sales. Isso se deve ao grande número de cursos ofertados e que contarão com professores de diversas instituições de todo o País. Os minicursos sempre foram muito procurados durante as Reuniões Anuais da SBPC, porque além de proporcionar uma ampliação de um conhecimento, eles também proporcionam o primeiro contato com diversos assuntos. “Os minicursos são atividades importantes para promover a transmissão do conhecimento. Eles são ferramentas muito eficientes de divulgação e popularização da ciência”, afirma.

Nesta edição, quem optar pelo minicurso presencial poderá cursar apenas um, pois todos ocorrerão simultaneamente, das 8h às 09h30, nos dias  9, 10, 11 e 12 de julho, no campus Guamá da UFPA. Os minicursos presenciais terão carga horária de 6 horas e, para receber o certificado, será preciso ter, pelo menos, 75% de presença nas aulas.

Os webminicursos terão uma carga horária que varia entre 4 e 6 horas de aulas gravadas, mas elas podem ser assistidas de 3 de junho a 30 de julho. E os interessados podem se inscrever em até cinco atividades, se houver vagas disponíveis.

As matrículas para ambas as modalidades poderão ser realizadas entre 3 de junho e 07 de julho no site da 76ª Reunião Anual da SBPC, onde também constam as normas, a ficha de inscrição para o evento e mais informações.

A taxa de matrícula é R$ 15,00 para sócios quites da SBPC e R$ 30,00 para não sócios. Quem optar por matricular-se em mais de uma opção nos webminicursos (e no máximo cinco) obterá desconto no valor total.
Veja abaixo a lista dos MINICURSOS PRESENCIAIS: 

A constituição do pesquisador narrativo para a educação em ciências na Amazônia
Análise de índices da plataforma adaptabrasil para gestão do setor saúde frente às mudanças climáticas
Anatomia do Breaking: poéticas e estratégias metodológicas para o ensino da dança
Como crescer nas redes sociais falando de ciência
Como registrar e manter línguas e culturas indígenas através de gravações de áudio e vídeo usando o modelo enciclopédia digital
Compreendendo o patrimônio cultural da saúde de Belém/PA
Computação na educação básica
Construção de materiais neuropsicopedagógico para crianças com TEA
Curadoria e conservação de material zoológico para coleções didático-científicas na Amazônia
Debates afrocentrados para a construção de políticas públicas educativas e práticas pedagógicas de combate ao racismo
Descolonização dos produtos derivados do cacau
Educação em saúde: das bases conceituais ao planejamento educativo
Educação escolar indígena: (des)caminhos, direitos e possibilidades nas Amazônias
Entre lutas e feminismos: o protagonismo das mulheres na proteção dos territórios das Amazônias
Estuários e tidal rivers da zona costeira amazônica: geomorfologia e dinâmica sedimentar
Etnografia e história oral em comunidades amazônicas
Evolução humana: origens, trajetória biocultural e história profunda na Amazônia
Explorando o sistema aquífero Amazônia (saga) na educação: desenvolvendo consciência ambiental e práticas sustentáveis na formação de professores
Fazendo ciência na floresta: populações indígenas na formação dos professores
Genética forense de pescado amazônico
Geotecnologia e desastres naturais: análise e mapeamento
Inovação em bioeconomia na Amazônia
Insetos forenses: a biodiversidade a favor da lei
Inteligência artificial para a predição e controle de epidemias
Macrobrachium rosenbergii (camarão gigante-da-malásia): um gigante também na invasão de águas amazônicas
Matemática acessível e justiça social: potencialidades da audiodescrição e dos materiais manipulativos
Metodologias ativas e o cérebro aprendiz
Monitoramento ambiental territorial independente da volta grande do xingu: importância da pesquisa colaborativa na defesa da partilha e dos usos múltiplos da água no contexto do sistema de operação da usina hidrelétrica de Belo Monte
Morosidade estatal ante o direito fundamental à titulação quilombola
Mudanças climáticas e a necessidade de cidades resilientes
Museus e mapas na descrição etnográfica: os centros de ciências e saberes
Nova cartografia social e trabalho de campo
O universo extremo
Objetivos de desenvolvimento sustentável no brasil e produção audiovisual
Peixes comercializados na Amazônia costeira: reconhecendo os principais grupos
Percepção corporal a partir do método Gyrokinesis®
Pesquisa perfil-opinião em museus: dados quantitativos para visitas de qualidade
Plantas da Amazônia costeira
Popularização da ciência e jornalismo socioambiental na Amazônia, com foco na produção e distribuição de conteúdo sonoro
Povos indígenas brasileiros: suas línguas, culturas, cosmologias e vivências na Amazônia
Povos indígenas e o direito à consulta livre, prévia e informada
Povos indígenas, história e meio ambiente na Amazônia
Uma incursão à história social da língua geral no período colonial por meio de fontes documentais
Urbanismo dos povos da floresta – a perspectiva das espacialidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas
Urbanismo, paisagismo e percepção sensorial: lições de convivência e sustentabilidade a partir do entorno do rio Sapucajuba no campus de saúde da UFPA
Utilização de óleo de cozinha residual, cascas de frutas e sementes na produção de sabão

Veja abaixo a lista dos WEBMINICURSOS:

A inclusão da epilepsia no contexto amazônico
Abordagem multinível na análise comparada da adesão à democracia na américa latina
Bases e análise de dados para políticas públicas
Bioacústica e suas aplicações para estudos da biodiversidade
Ciência aberta, inteligência artificial: o que muda e o que não muda na redação do artigo científico
Compreendendo e estimando a poluição luminosa por meio da escala de Bortle e do Stellarium
Comunicação audiovisual: usando as redes sociais como ferramentas para o engajamento sustentável e inclusivo
Cultivo do camarão-da-Amazônia macrobrachium amazonicum: potencial de desenvolvimento da carcinicultura na Amazônia
Desenvolvimento de fármacos a partir do tesouro verde da caatinga e do cerrado
Direito do consumidor e segurança digital
Enem e química: matriz de referência e microdados como instrumentos potencializadores do ensino
Estado laico na prática: direito, saúde e educação
Experiências de patrimonialização na Amazônia
Experimentos de demonstrações para o ensino de ciências

Inclusão de pessoas autistas no contexto educacional da Amazônia
Inovações em ciências sociais na educação escolar: os nexos contemporâneos entre formação docente e prática de ensino
Introdução a arte rupestre brasileira
Morfologia urbana das cidades amazônicas
Museus indígenas virtuais: educação na Amazônia e memória ancestral nas telas
O clube de ciências da UFPA e o ensino de ciências por/com pesquisa e gêneros textuais na educação básica: aspectos teóricos e práticos
O ensino de astronomia em ciências com o uso do Stellarium
O papel das governanças locais de povos tradicionais da Amazônia paraense no período da pandemia da covid-19
O pensamento social de Lélia Gonzalez e o ensino de sociologia
Pedagogias feministas no trato com as práticas corporais e esportivas: combatendo estereótipos nocivos de gênero
Por outros modelos de formação: a curricularização da extensão universitária e a construção de universidades democráticas
Práticas educativas em espaços não formais
Redesenho da paisagem rural: sistemas agroflorestais como alternativa para a readequação ambiental
Regionalização do saneamento: desafios à universalização e a agenda 2030 da ONU (ODS6)
Relações homem-natureza
Saneamento, sustentabilidade, inclusão social e promoção da saúde: uma combinação necessária na Amazônia
Software QGIS: introdução e aplicações
Turismo sustentável e mudanças climáticas na Amazônia

Programe-se e participe!

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

TEXTO: Vivian Costa – Jornal da Ciência

ARTES: Comissão Local de Comunicação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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