menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA lança especialização em práticas integrativas em saúde e bem-estar 

O auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) foi palco do lançamento da nova pós-graduação em Práticas Integrativas em Saúde e Bem-Estar oferecida pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O momento marcou um passo importante na promoção de abordagens complementares em saúde à medicina convencional no estado do Pará e na região Norte.

O evento contou com a presença de especialistas renomados e entusiastas das  chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de profissionais que já atuam na área e que foram homenageados por suas contribuições ao segmento. O curso de pós-graduação visa capacitar profissionais da saúde em métodos que incluem acupuntura, fitoterapia, meditação, biodança, saúde integrativa, entre outros, fortalecendo uma visão holística e humanizada do cuidado com o paciente.

As PICS são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, visando a promoção e a recuperação da saúde. As ações enfatizam a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.  Elas englobam uma série de técnicas e práticas que foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC). Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população.

Uma das ideias centrais dessa abordagem é a visão ampliada do processo de saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado. As indicações às práticas se baseiam na pessoa como um todo, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais.

A integração dessas práticas ao sistema de saúde formal visa proporcionar uma abordagem mais ampla e humanizada ao tratamento, focando não apenas na doença, mas também na qualidade de vida e no bem-estar geral do paciente.

Homenagem – Durante o evento de lançamento, profissionais que têm se dedicado às PICS foram homenageados por suas contribuições significativas à área e seus papeis  na difusão e aplicação das práticas integrativas. “Mais do que ser homenageada, esse momento representa para a gente um novo acreditar. Ver a universidade trazendo para próximo as práticas integrativas e complementares nos faz acreditar que o mundo vai mudar e que seremos capazes de pensar a saúde de maneira mais conectada”, destacou Porfíria Pinto Marques, uma das profissionais homenageadas.

Especialização – A coordenação do curso de especialização em Práticas Integrativas em Saúde e Bem-Estar é do professor Ademir Ferreira da Silva Júnior. O curso terá duração de 14 meses, com carga horária total de 500 horas.

A grade curricular inclui disciplinas como cromoterapia, arteterapia e mandaloterapia na prática na atenção à saúde; aromaterapia e práticas de bem-estar com óleos essenciais; plantas medicinais, fitoterapia e terapias com florais de Bach; medicina vibracional, terapia de imposição de mãos e reiki na saúde integrativa; entre outras. As aulas estendem-se até agosto de 2025. Os discentes terão aulas modulares teóricas e práticas.

TEXTO: PEPS/UFPA

FOTOS: PEPS/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 3 - Saúde e Bem-Estar

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo